Abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro






Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Este ano, o tema escolhido para as produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A Olímpiada oferta um concurso de textos para alunos de escolas públicas de todo país. Podem participar professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. As inscrições são feitas somente através do portal Escrevendo o Futuro, pelo site www.escrevendoofuturo.org.br.

O programa oferece formação aos professores de Língua Portuguesa e realiza um concurso de produção de textos, que auxilia na melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país. Os professores orientam a escrita de textos dos seus alunos. São cinco categorias de inscrição: Poema, para alunos do 5º ano do ensino fundamental; Memórias Literárias, para 6º e 7º anos do ensino fundamental; Crônica, para quem estuda o 8º e 9º anos do ensino fundamental; Documentário, para o 1º e 2º anos do ensino médio e, por fim, artigo de opinião para o 3º ano do ensino médio.

Premiações

As premiações variam de certificados, medalhas e viagens para estudantes, notebooks e imersão pedagógica internacional para professores – para quem vencer a etapa nacional. Nesta fase, 152 autores dos textos finalistas da etapa regional, são convocados a encontros em que suas produções serão avaliadas. Em seguida, são selecionados os 20 campeões da Olimpíada.

Mais informações

No Amapá, a Olimpíada é coordenada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/AP), com assistência do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação (NFC/Seed). As dúvidas sobre este concurso serão respondidas pelo e-mail ou pela Central de Atendimento da Olimpíada, pelo telefone 0800-7719310 (ligação gratuita).

Por: Caroline Mesquita / Com informações do Ministério da Educação

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO