Ação de prevenção de HIV/Aids atende a cerca de 300 jovens de periferia



Para conscientizar cerca de 300 jovens sobre a importância do autocuidado e prevenção, uma ação de saúde ofertou, na manhã desta segunda-feira, 16, testes rápidos e orientações profissionais, em periferia da zona norte de Macapá.

A ação foi realizada pelas Secretaria Extraordinária de Políticas Para a Juventude (Sejuv) e a Superintendência em Vigilância e Saúde (SVS). O evento faz parte da campanha “Dezembro Vermelho”, contra o HIV/Aids.

No prédio da Sejuv, localizada no bairro Jardim Felicidade, a juventude se fez presente. A ação começou com uma dinâmica para levar a didática de uma forma mais leve e fácil de ser entendida, além de deixar os jovens mais descontraídos.

 

O estudante Caio Vinicius Mira, 19 anos, chegou cedo na ação em busca de educação sexual, tema importante sobre cuidados com doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.

“Eu acho uma ação fundamental, porque muitos jovens não tem essa educação que estamos recebendo. A oportunidade que estamos tendo hoje pode diminuir os casos de HIV e gravidez precoce”, disse.

 

Segundo o secretário Extraordinário de Políticas Para a Juventude, Pedro Filé, a orientação preventiva é a melhor proposta para juventude consciente e saudável. Ele destaca que ações como essa são prioridades do serviço público.

“Preparamos essa ação, em parceria com SVS, para que a gente busque no jovem a conscientização sobre temas relacionados à educação sexual. O Dezembro Vermelho vem intensificar ainda mais a prevenção com a nossa juventude”, destacou.

Priscila Moura, 19 anos, conta que o cuidado com a saúde é preocupação frequente dela. Durante a ação, a jovem repetiu testes de HIV e sífilis. “Faço testes regularmente. "Tem gente que não faz teste por medo de descobrir algo, mas é melhor saber logo para se cuidar””, alertou.

 

Por: Anne Karoline /  Foto: Philippe Gomes/Secom

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL