Governo estuda ampliar ainda mais a conectividade no Brasil



Uma força-tarefa interministerial foi montada para identificar quais são as áreas que precisam de atenção

 

O governo federal anunciou que pretende ampliar ainda mais o nível de conectividade de internet banda larga das cidades brasileiras. De acordo com o Ministério das Comunicações, o objetivo é que todas as regiões do Brasil tenham acesso à internet, a nova política de ampliação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 11 de novembro de 2020. No texto, foi anunciado uma parceria entre os ministérios para que as áreas que mais precisam de atenção sejam identificadas para que todos os estados tenham acesso à internet banda larga do governo federal. Muitos locais do Brasil ainda não possuem internet e, atualmente, a operadora que tem a maior cobertura é a Vivo Internet.

 

De acordo com o secretário executivo da pasta, Vitor Menezes, será criada a “rota da banda larga para que a internet rápida chegue aos lugares que precisam e que ainda não têm acesso e para isso contamos com a ajuda dos ministérios parceiros para que esses lugares sejam identificados o mais rápido possível”, comentou.  Segundo Menezes, a iniciativa é essencial para que as atividades econômicas, bem como também a produtividade de setores como turismo e agronegócio sejam ampliadas. “Imagine o seguinte: as áreas rurais são responsáveis por cerca de 25% do PIB, com um custo grande de insumos. Se conseguirmos criar modelos produtivos mais eficientes - e para isso a internet e a tecnologia são indispensáveis - conseguimos conectar áreas isoladas ao mesmo tempo em que fomentamos o avanço econômico”, explica.

 

Um dos ministérios que compunham a força-tarefa criada foi o Ministério da Educação que ajudará na ampliação da conectividade nas escolas, universidades e demais instituições de ensino; outro a participar é o Ministério da Infraestrutura, que se dedicará a criar sistemas e corredores prioritários de logística para levar a tecnologia para áreas remotas e isoladas; com a ajuda do Ministério da Saúde, será possível viabilizar banda larga para hospitais, unidades de saúde familiar e outros estabelecimentos de saúde; com a ajuda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O governo pretende conectar os assentamentos rurais e áreas agrícolas e, por fim, o Ministério do Turismo para que a conexão confiável, veloz e abrangente nos diversos pontos turísticos brasileiros que ficam longe de grandes centros urbanos sejam viabilizados. Internet com boa velocidade é que o muitos brasileiros precisam para estudarem e trabalharem. O Melhor Escolha, comparador de planos de internet, tem uma ferramenta chamada speed test, que mede a velocidade da internet contratada, a fim de elevar a qualidade do setor no Brasil.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL