Vamos Aprender: professores podem complementar aula remota com conteúdos educativos exibidos na TV



O Governo do Amapá realizou nesta quarta-feira, 14, uma live para apresentar o Vamos Aprender – programa de conteúdos educativos gratuitos, que serão exibidos na TV Assembleia, canal 7.3, na próxima semana, para toda a região metropolitana (Macapá, Santana e Mazagão). A proposta do programa é complementar as estratégias educativas da rede de ensino.

Clique aqui para assistir a live

O Vamos Aprender é uma iniciativa coletiva, que foi desenvolvido em 2020, logo no início da pandemia, para ajudar as crianças e adolescentes, em todas as etapas da educação básica, neste período de ensino não presencial nas escolas públicas. O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com parceria técnica da Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemman e Redesenho Educacional.

A parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou ano passado e, agora, foi renovada e ampliada. Goreth Sousa, secretária de Estado da Educação, salienta que os conteúdos vão dar suporte às aulas remotas.

“O programa envolve vídeos atrativos e todas as áreas de conhecimento serão contempladas. Desta forma, os estudantes que têm dificuldades com acesso à internet, pois sabemos que há muitas famílias que têm apenas um celular e fica difícil dar esse suporte, poderá assistir pela televisão aberta. É mais uma estratégia da nossa rede”, pontuou.

Televisão e internet

O programa pode ser veiculado por emissora de TV ou pela internet. No Amapá, além da TV Assembleia, as aulas serão disponibilizadas também no site Aprendizagem em Casa, por meio do  link nte.ap.gov.br/aprendizagememcasa, e, posteriormente, em aplicativo mobile que será lançado.

Juci Rocha, coordenadora do Vamos Aprender pela Fundação Lemann, explica que o programa tem foco grande na televisão, pois é um veículo muito democrático, como aponta a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio, que mostra que é o eletrodoméstico com maior presença nos domicílios nacionais.

“A gente sabe que no Brasil existe um fosso de desigualdade, e a televisão é um meio muito democrático de chegar nas casas brasileiras. Todo o conteúdo é gratuito. Temos 320 aulas visuais, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, que vão complementar o ensino nas aulas remotas ou híbridas”, completou.

Diversidade e Criatividade

O Vamos Aprender disponibiliza o roteiro de planejamento utilizado para o desenvolvimento do material com o resumo do conteúdo abordado e ficha técnica, para ajudar a rede a fazer a curadoria dos conteúdos e o professor a desenhar a sua aula. Isso permite que o professor use o material de forma criativa e diversa.

Para auxiliar as escolas estaduais e os professores, a equipe da Unidade de Currículos da Seed preparou um ebook com o catálogo da programação que será veiculado pela TV nas próximas duas semanas, análise de conteúdo, sugestões pedagógicas, com indicações de outras fontes de consulta.

Cleiberton Souza, chefe da Unidade de Orientação Curricular da Seed, orienta os professores a usarem o Vamos Aprender, verificar a estrutura de cada programa e roteiro de atividades, para adaptar o conteúdo a sua aula remota e complementar suas estratégias pedagógicas.

“Nosso objetivo que possam fortalecer as aulas, fortalecer o currículo, e complementar o planejamento que o professor já está fazendo”, finalizou.

 

Por: Caroline Mesquita /  Foto: Reprodução

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL