Atividade física na terceira idade, Projeto Saúde e Equilíbrio atende idosos na capital


Para fazer parte do projeto é necessário o encaminhamento da UBS, onde será feito a triagem e realização de exames como eletrocardiograma.


O projeto Saúde e Equilíbrio é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Macapá e proporciona atividades físicas para idosos. Os exercícios são realizados durante a semana, coordenado por profissionais de educação física.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde (Semsa), Karlene Lamberg, por meio da ação é possível promover o bem-estar dos idosos. “É importante contribuir com a saúde mental da terceira idade, o exercício físico garante mudança e qualidade de vida. Atualmente 320 idosos são atendidos pelo projeto”, enfatizou.

Para Terezinha Penha Pinheiro, de 74 anos, moradora do bairro Muca, que participa do projeto há seis meses, os resultados são significativos.

“Antes eu tinha muita dificuldade, não tinha coordenação motora, agora já faço tudo corretamente, minha qualidade de vida mudou muito, minha respiração melhorou e não sinto dores nas pernas. No dia a dia percebo essas mudanças e a importância dessa rotina de atividades físicas”, falou emocionada.

Terezinha conta que incentivou sua filha de 48 anos a praticar exercícios. “ Minha filha não se exercitava e hoje ela reconhece o quanto é importante para nossas vidas. Vejo que ela mudou bastante desde que começou a frequentar o projeto”, destacou.

O profissional de educação física da Semsa, Rogerio Conceição, explica que as atividades físicas ajudam e aprimoram a memória, trabalhando no aumentando da capacidade de aprendizado da terceira idade. “Estamos buscando sempre a autoestima e bem-estar dos nossos idosos. Muitos levavam uma vida sedentária, alguns já são acometidos com alguma patologia diagnosticada e através dos exercícios é possível melhorar a saúde dessas pessoas”, explicou o educador.

Para fazer parte do projeto é necessário o encaminhamento da UBS, onde será feito a triagem e realização de exames como eletrocardiograma. Ao todo 16 unidades fazem parte da iniciativa, dentre elas as UBSs: Zerão; Fazendinha; Infraero 2/BR 210; Brasil Novo; Perpétuo Socorro; Cidade Nova; Rosa Moita; Leozildo; São Pedro; Pedrinhas; Marabaixo; Coração; Congós; Raimunda Hozanan; Pacoval; e Marcelo Cândia.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

    Veja alguns trabalhos

     



    Deixe seu Comentário

     

    VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL