Bonecos do bloco “A Banda” são reformados por profissionais do SENAI






Chicona, Iracema, Arizinho, Vanderlei e Arimatéia foram restaurados por uma equipe composta por quatro instrutores e uma ex-aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá. Após cinco meses de trabalho, os bonecos do maior bloco de rua do estado foram entregues para os dirigentes da Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos - A Banda, e estão prontos para participar do Carnaval de 2019.

Esse trabalho, que vem sendo executado em parceria com A Banda desde 2017, teve um diferencial. “Ano passado idealizamos a coleção e executamos os figurinos, esse ano cada bonequeiro nos entregou o modelo que seu personagem deveria vestir e confeccionamos a vestimenta”, frisou a instrutora do Vestuário, Patrícia Farias.  

A instrutora da área de Vestuário, Claudina Nobre, Aristeu Cordeiro, instrutor de Mecânica Industrial e Carlos Henrique Santiago, instrutor do curso de Pintura Decorativa também fizeram parte da equipe que trabalhou na reparação dos personagens.

“Executamos os figurinos dos bonecos e fizemos consertos na estrutura. A cada ano nos aperfeiçoamos nesse serviço para deixar o carnaval mais bonito. Essa união da cultura e educação é uma parceria que dá certo”, destacou o gerente executivo de Educação e Tecnologia do SENAI, Vanderlei Meireles.

Gisele Rocha Furtado, 21 anos, concluiu no ano passado o curso de Construtor de Edificações no SENAI, e foi chamada para auxiliar no trabalho de restauração dos bonecos. “O instrutor Carlos entrou em contato comigo e me indicou para o trabalho, já que me destaquei nas aulas de pintura decorativa. Fui contratada para fazer o retoque facial dos personagens, e apesar de ter sido minha primeira experiência fiquei muito feliz com o resultado”, ressaltou Gisele.

O presidente da Banda, José Figueiredo de Souza, o Savino, relatou que também ficou feliz com o resultado. “Agora que temos sede própria podemos fazer muito mais pela cultura do Amapá. Juntos somos mais fortes e agradecemos muito as parcerias firmadas com o Governo do Estado (GEA), a Prefeitura de Macapá (PMM), o SESI e o SENAI”.

Ação social

O Serviço Social da Indústria (SESI) oferecerá serviços gratuitos de saúde e odontologia para a população. Os atendimentos acontecerão na terça-feira de Carnaval, 5 de março, antes da saída do bloco, em frente à Unidade Integrada SESI/SENAI – A Banda, localizada na Av. Ernestino Borges, entre as ruas General Rondon e Tiradentes.

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO