Rede Governança Brasil traça estratégia para auxiliar prefeitos na melhoria da gestão



Cartilha produzida em parceria com a Confederação Nacional de Municípios traz mecanismos de liderança, estratégia e controle para melhor atender à população
 

É comum ouvir: “Lá na ‘ponta’ (se referindo aos municípios), os gestores têm dificuldade para fazer uma administração eficaz, com recursos precários e sem metas e sem resultados”. Entre um dos motivos recorrentes desse discurso tem a ver com a falta de governança pública. E para buscar corrigir isso e evitar que os prefeitos cometam erros, a Rede Governança Brasil (RGB) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançaram a cartilha "Governança Municipal - Transformando sua administração".

Liderada pelo Ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, a RGB tem buscado enraizar o conceito de governança no setor público e esse tem sido o propósito da cartilha. “Acreditamos que este pode ser o caminho na melhoria da gestão pública, ou seja, entregar resultados satisfatórios, e, assim, melhorar a vida dos(as) cidadãos(ãs), nosso foco principal na jornada da administração pública. A Rede Governança Brasil tem trabalhado de forma voluntária e incansável juntamente com seus parceiros”, afirmou Nardes.

Governança
Disponível gratuitamente para download, a cartilha contém 98 páginas e é dividida em cinco capítulos, priorizando que a  Governança acontecerá através da implantação e integração entre liderança, estratégia e controle (mecanismos da Governança), postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar as iniciativas locais do(a) prefeito(a) e sua equipe, potencializando a estruturação de uma rede interna e externa que deve adotar e se comprometer com uma cultura de gestão baseada em resultados, transparência, participação e eficiência.
 
A cartilha impressa vai ser enviada pela CNM a prefeitos eleitos e reeleitos. O documento foi construído com base no Decreto 9.203/17, que trata da política de governança e adaptado à realidade dos Municípios e de suas estruturas. Além desse documento, a Confederação vai distribuir uma coleção de publicações sobre gestão municipal aos novos eleitos.
O presidente da CNM, Glademir Aroldi, destacou que o documento contribui significativamente para colocar em prática todos os procedimentos exigidos na construção da governança pública. "Entendemos a governança como a organização e a utilização dos diversos instrumentos legais, tecnológicos e comportamentais e permitir ao gestor a tomada de decisão segura nas ações de governo e, quando necessário, a correção de rumos indispensáveis para o sucesso da gestão. Vamos fazer chegar esse instrumento de orientação que o ministro Nardes lança neste momento a cada Município do Brasil e iniciar a transformação gerencial dos bens, erários e políticas públicas, fazendo valer a missão de todos nós, que é trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.


Veja o vídeo do Ministro do TCU sobre a cartilha:
https://www.youtube.com/watch?v=I3v9J0f3-7U&feature=youtu.be

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL