Com 28 ouros na bagagem, atletas e paratletas do AP são recepcionados com festa no Zerão

Compartilhe:





O Governo do Amapá preparou uma recepção calorosa para os atletas amapaenses que participaram dos Jogos Escolares da Juventude 2019, em Blumenau (SC), e das Paralimpíadas Escolares 2019, em São Paulo (SP). A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) recepcionou as delegações no Complexo Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão, onde os jovens se prepararam antes das competições.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude iniciou no dia 16 e segue até 30 de novembro, com outras modalidades. A delegação amapaense é composta por 94 atletas, 16 professores e técnicos de 46 escolas das redes pública e privada do Amapá. Os competidores da luta olímpica, ou “wrestling”, já chegaram ao estado, trazendo oito medalhas individuais e uma de equipe, sendo três de ouro.

A equipe paralímpica amapaense é composta por 18 atletas, que conseguiram uma margem impressionante de vitórias trazendo 36 medalhas, sendo 25 de ouro. As disputas foram realizadas entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em SP.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer, Rudney Cunha, falou sobre o resultado. Ele diz que esse é um investimento necessário.

“O governo não mede esforços para investir nesses atletas. É sempre bom ver o retorno que eles nos garantem nessas competições, e isso reflete no dia a dia das famílias, retirando esses jovens e adolescentes da ociosidade e oportunizando novos horizontes”, ressaltou.

As paralimpíadas estimulam a participação dos estudantes com deficiências física, visual e intelectual de todo o país, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. A jovem paratleta Natália Maciel, 17 anos, portadora de nanismo, bateu o recorde nas três modalidades que competiu: disco, peso e dardo, garantindo o ouro para o Amapá.

“É muito gratificante poder representar o estado e garantir essas três medalhas. Fiz o que treinei e consegui bater os recordes, fechei meu ciclo estudantil com chave de ouro!”, comemorou.

De acordo com a Sedel, em 2020, os jogos escolares do Amapá serão organizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

 

Por: Henrique Borges / 

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO