FUT7: Amapá adere a nova modalidade esportiva, cria federação e planeja campeonato estadual

Compartilhe:





O futebol tradicional estava de quarentena há mais de três meses, devido a pandemia do novo coronavírus que vem atacando a humanidade neste ano de 2020, causando problemas letais aos seres humanos, modificando a vida de cada um e dos países, e um dos mais atingidos na área esportiva foi os campeonatos de futebol de campo, que isolou os jogadores e fechou os estádios para acesso dos torcedores.

Em alguns países, inclusive no Brasil, o retorno ao campo das equipes esportivas começaram acontecer, com flexibilização e orientação sanitárias, mais o torcedor ainda deve ficar em casa e assistir e torcer pelo seu clube virtualmente.

Mas os amantes do desporto, não se acomodaram e acreditando que o esporte é uma força nacional, muitos ,mesmo no isolamento, continuaram atuando no desenvolvimento do futebol e criando novas ferramentas para  manter a população conectado.

 O Futebol é a paixão nacional, isso todos nós sabemos, e dela participamos. Pois, além do futebol tradicional que é disputado com 11 jogadores de cada lado, existem também outras modalidades que fazem sucesso com os torcedores e praticantes, o Fut7. Então, essa é a nova modalidade que está sendo estruturada no Estado do Amapá, pelo  desportista Abrahão Costa, um abnegado torcedor e incentivador do futebol, inclusive com o seu filho Daylan Costa participando de elencos de base dos grandes clubes brasileiros.
Esse amor pelo futebol, vem dando ao Abrahão Costa a preocupação de manter o esporte vivo no Amapá, a decadência do futebol tradicional, acentuada com a pandemia, que paralisou o Amapazão/2020 e o torcedor local sem incentivo está afastado das arenas locais. A maioria passou a torcer pelos clubes de outros estados, e o futebol amapaense está esquecido.

As praças de futebol de grama sintética, onde se pratica o futebol soçaite que deu origem ao Fut7 cresceram no Amapá, porém essa modalidade sempre foi utilizada como peladas noturas e de fim de semana. Transformada em esporte competitivo e com grande adesão nacional, Abrahão Costa foi convidado a fundar a Federação Amapaense de Fut7 (Fapfut7). E foi examente o que fez e agora pede a adesão dos clubes e escolinhas de futebol do Amapá a filiar-se na Fapfut7.

“O Fut7 já existia oficialmente em vários estados, somente o Amapá ainda não tinha, ainda, aderido. Fui convidado para criar uma federação local e passamos a tocar o projeto. Fundamos a Federação Amapaense de Fut7 e assumimos a presidência da mesma. A sua sede é em Santana, já estruturada e começamos a filiar os clubes e as escolinhas de futebol e planejar e montar o campeonato estadual. Tudo isso está sendo planejado, para que aconteça após essa pandemia”, definiu o presidente da Fapfut7.

Com referência aos campeonatos, o presidente Abrahão Costa explica que tem o Nacional, que o Campeonato Brasileiro, o Taça Brasil e o Copa Brasil.

“Como a modalidade está crescendo muito no Brasil e outros países, existe a possibilidade da montagem de uma Copa do Mundo. Nos eventos nacionais o Amapá terá direito a uma vaga nessas disputas, ou seja, o Campeão Amapaense, irá representar o estado no certame nacional e estamos que as equipes amapaenses sejam exitosas nesses eventos”, explicou.

O Abrahão Costa que especialista em tecnologia da informação, já estruturou a Fapfut7 com a criação de um Portal da federação. “Através do portal, os clubes e as escolinhas de futebol, podem se filiar, como já aconteceu com o Ipiranga Clube, a OAB e a Associação Desportiva R 10. Os filiados estando quites com as taxas e em, dias com as anuidades, poderão criar seus próprios sub-portais, onde podem postar o que quiserem com referência a modalidade: notícias e imagens”.

Façam suas inscrições pelo site.  www.fapfut7.com.br    https://www.fapfut7.com.br/ 

 

O QUE É FUT7?

Fut7 é o nome dado ao Futebol Society, pois é jogado com sete jogadores em cada time e dois árbitros apitando a partida. A modalidade possui duração de dois tempos de 25 minutos. O Fut7 Society teve sua oficialização em 1996, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society.

Atualmente existem Federações do Fut7 em mais de 26 estados do Brasil, mais de 30 mil atletas registrados, 12 milhões de praticantes e mais de 4 mil campos de futebol Society só no Brasil.

 

Competições Nacionais organizadas pela CF7BRASIL.

A Confederação de Fut7 em seu portal explica que o objetivo da mesmas  é por andar de forma harmônica com as filiadas nos estados, já que as instituições possuem competições nas suas localidades.

 Já existe competições em plena ação é o caso do Piauí. A Copa FUT7 de Base marcou o início dos trabalhos da Federação de Fut7 do Piauí́, diversas equipes do sub9 ao Sub15 participaram da competição. “Começamos a trabalhar com a base por recomendação da confederação e estamos surpresos com tamanha adesão, no próximo final de semana encerraremos duas categorias e as pessoas já estão perguntando quando começa a próxima. É fantástico!”, declarou Darlan, presidente da organização.

Resumo das Regras do Fut7 Society

O campo do futebol Society:

As dimensões do campo possuem em média 55 metros de comprimento por 35 metros de largura. As linhas de marcação devem ter 10 centímetros de grossura e serem da cor branca.

 

A bola do futebol Society:

A bola é geralmente feita de couro ou de algum material aprovado para esta modalidade. Uma curiosidade interessante sobre a bola do fut7 é que, o se jogada de uma altura de 2 metros, o retorno do primeiro “quique” não pode ultrapassar a 80 cm.

 

Número de jogadores no futebol Society

Como falamos anteriormente, o jogo é disputado por duas equipes de sete jogadores, sendo que um deles é o goleiro.

A partida deve ser iniciada com este número, porém a equipe pode ficar reduzida até cinco atletas durante o jogo.

Caso uma das equipes fique com menos de 5 jogadores, a partida deverá ser interrompida. E a equipe com menos jogadores perderá os pontos do jogo independente do placar.

Se ambas ficarem com menos de 5 jogadores em campo, nenhuma somará pontos e o placar técnico se mantém para fins estatísticos.

 

Uniforme dos atletas do Fut7

O uniforme dos jogadores de Fut7 é composto por: camisa de meia manga ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, chuteira apropriada confeccionadas com lona, pelica ou couro macio.

O goleiro deve usar um uniforme de cor diferente dos demais do time, sendo permitido o uso de calça de agasalho para a proteção.

 

Tempo de jogo do Futebol 7 Society

A duração da partida de Fut7 é de 50 minutos nas categorias: veteranos, máster, principal, junior e juvenil. Já nas Categorias: feminino, infantil, juvenil e infanto, o jogo é disputado em 40 minutos. Para as categorias: mirim, pré mirim e fralda, o tempo de jogo é de 30 minutos.

Em todas as categorias, o jogo é dividido em dois tempos iguais e possuem 10 minutos de intervalo.

 

Outras regras do Fut7

Esta modalidade é bastante complexa e possui uma série de recomendações e regras. Além dos itens mencionados acima, existem diversas outras regras do jogo como: definições pro inicio do jogo, condições de jogo, soma de tentos, infrações, tiro livre, arremesso lateral, tiro de meta, arremesso de canto, oficiais de arbitragem, regras de categoria, desempate, penalidade máxima, decisão por tiro de linha de saída e posicionamento dos árbitros.

Presidente da Fapfu7, Abrahão Costa

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO