ANUNCIE   |   CONTATO   |   PLANTÃO   |   NOSSOS SERVIÇOS
SITES | HOTSITES | BLOGS
 COTIDIANO   amapadigital.net

 

 

 

 

 

21/01/2011

Recadastramento do Renda Para Viver Melhor inicia dia 24

 

Finalidade é conhecer e referenciar as famílias de baixa renda atendidas pelo programa

A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) iniciará o recadastramento do Programa Social – Renda Para Viver Melhor, a partir do dia 24 deste mês, nos municípios de Macapá e Santana.

O Programa tem como proposta a permanência de crianças nas escolas públicas, mediante a concessão de auxílio financeiro às famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. O Renda Para Viver Melhor atende atualmente 19.655 famílias em todo o Estado.

De acordo com a secretária da Sims, Ely Almeida, o programa foi implantado há 14 anos, porém, nunca foi realizado o recadastramento para monitorar se de fato ele está atingindo sua finalidade.

“O recadastramento tem como objetivo conhecer e referenciar as famílias de baixa renda atendidas pelo programa, assim como, adequar a população aos critérios de permanência no mesmo”, informou Ely Almeida.

A secretária destacou ainda que, hoje, o programa está com um superávit de 80% de inclusão, o qual ultrapassa a meta planejada que é de 11.165 famílias e, que não tem dotação orçamentária para atender essa quantidade de beneficiários. Para o orçamento de 2011, tem apenas R$ 43.200.000 para atender os Programas Renda Para Viver Melhor e o Amapá Jovem, perfazendo o total de 30 mil beneficiários, o que corresponde a um orçamento de R$ 76.144.300,00.

Ela lembrou também que, reconhece que os direitos sociais não acabam onde o orçamento acaba, mas é necessário redimensionar os programas sociais para que estes atinjam as famílias e os jovens que realmente estejam cumprindo os critérios de inclusão desses benefícios pela assistência social do Estado.

Encerrando o recadastramento de Macapá e Santana será divulgado o cronograma dos distritos de Bailique, Pedreira e dos demais municípios.

Tecnologia
A Tecnologia da Informação (TI) será utilizada como instrumento estratégico operacional através do Sistema de Gerenciamento de Benefícios (SGB), que irá proporcionar inovação na reorganização de dados e nas informações de cada beneficiário, realizando uma filtragem em todos os municípios.

Critérios para permanência no programa:
Renda per capta de até 25% do salário mínimo vigente;
Apresentação da carteira de vacinação atualizada dos dependentes de até 5 anos de idade;
Apresentação do comprovante de matrícula em escola da rede oficial de ensino público, relativo a 2011 das crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
Apresentação do comprovante de participação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) para as crianças retiradas do trabalho infantil.

Critérios para permanência das parteiras tradicionais no programa:
Comprovar renda familiar per capta de até 25% do salário mínimo vigente;
Comprovar seu reconhecimento de parteira pela comunidade e/ou participar de sua organização social e, ou comprovar realização de partos por meio de testemunhas (parturiente);
Esteja em condição de pobreza.

Tabela recadastramento:
Município de Macapá – Área Urbana e Rural
* Macapá, área rural: Fazendinha, Maruanum I, Maruanum II, Ambê, Areal, Aquariquara, Ariri, Bacaba, Campina Grande, Carapanatuba, Casa Grande, Curralinho, Igarapé das Armas, Igarapé Pirativa, Ilha Redonda, Ipixuna Miranda, Manuel José, Rio Pescado, Rodovia AP -20, Santa Rosa, São Pedro do Caranã, São Pedro dos Bois, Tessalônica e Torrão do Matapi.



Fabíola Gomes
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação


 

Compartilhe com:

 

 

 

 


<<Voltar

 

 

Deixe seu comentário usando o Facebook:

 

 

 

 

 

 

CADASTRE-SE

 

        Nome:

       

        Email:

       


Cadastrar   Descadastrar

 

 

 

 

    VEJA TAMBÉM NOTÍCIAS DE:

 

 

 

 

PESQUISAR NO SITE

Amapá Digital © desde 2003
Todos os Direitos Reservados

 

 

 

 

 

 

 

CONHEÇA O AMAPÁ
MUNICÍPIOS

MAPA E SIMBOLOS

       Bandeira

       Brasão

       Mapa

       Hino

DADOS GEOGRÁFICOS

       Localização

       Relevo

      Clima

       Ecossistema

       Hidrografia