Jornal Evangélico
do Amapá

TEMPO AGORA

                                     
 
 
 
 
 
   Nome:
  
    E-mail:
  
 
   Cadastrar
   Descadastrar
 
 
 
 
GERAL

23 de abril de 2008

Professores concursados em Educação Especial iniciam treinamento

A Divisão de Educação Especial (Dieesp) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou na terça-feira, 22, mais um curso de capacitação para professores aprovados no último concurso público para o Magistério, realizado pelo governo do Amapá em 2005. O curso teve a aula inaugural no Centro de Educação Especial Raimundo Nonato Dias Rodrigues e prossegue na Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, na Avenida Diógenes Silva esquina com Rua Santos Dumont.

Os professores estavam na lista de espera e foram chamados este mês para atender as áreas de deficiência auditiva, múltipla e condutas típicas. Ao todo são nove os professores que serão capacitados. São eles: Natalina Beltrão Bacelar, Josielma Cruz Garcia, Maria Cristina dos Santos Braga, Kátia Cristina Carlos Silva da Silva, Jucileida Lílian Silva do Espírito Santo, Maria Madalena Noronha de Castro Castelo, Elane Cristina Santos Souza, Inês de Nazaré Vale Ramos e Mirlene Pacheco de Souza.

O curso prossegue até 12 de maio, com carga horária de 120 horas. Apesar de os profissionais serem de deficiência múltipla, auditiva e condutas típicas, eles terão noções de todas as outras áreas, como deficiência física, mental, visual e altas habilidades (superdotação), todas ligadas à educação especial.

De acordo com a professora Alice Oliveira, chefe da Dieesp, a partir da década de 90 as discussões referentes a educação das pessoas com necessidades especiais começaram a adquirir alguma consistência, face às políticas anteriores de caracterizadas pela descontinuidade e dimensão secundária. "A nova LDB 9.394/96 em seu capítulo V coloca que a educação dos portadores de necessidades especiais deve se dar de preferência na rede regular de ensino, o que traz uma nova concepção na forma de entender a educação e integração dessas pessoas", explica.Ela ressalta que o mero fato de constar em Lei, não significará muito se as ações ensejadas para a inclusão das pessoas com necessidades especiais não sejam planejadas e estruturadas de modo que elas tenham seus direitos plenamente respeitados. "É urgente que pesquisadores e educadores concentrem esforços para discutir e pesquisar essa temática, em todos os níveis e modalidades de ensino. O Amapá tem feito a sua parte e o atual governador Waldez Góes foi o primeiro a realizar um concurso específico para esta área".

Caso os candidatos necessitem de mais informações podem procurar o a Dieesp, no prédio da Seed ou ligar para 3212 5147 e 8112 6955 (Alice Oliveira).




 
 
Amapá Digital © 2007 • Todos os direitos reservado