Jornal Evangélico
do Amapá

TEMPO AGORA

 
 
 
 
 
   Nome:
  
    E-mail:
  
 
   Cadastrar
   Descadastrar
 
 
 
 
 
GERAL

29 de abril de 2008

Quelônios da Amazônia: 20 mil filhotes serão soltos em Afuá

Por Eliazar Bezerra
Jornalista

Na próxima quinta-feira, 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, o Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizará a soltura de 20 mil filhotes de tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa). O evento ocorrerá na Ilha dos Camaleões, município de Afuá, no Pará, e pretende sensibilizar as comunidades para a importância da preservação da espécie. A ação contará com participação de estudantes, comunitários, representantes de associações, autoridades locais, turistas, empresas e apoiadores do projeto.

A iniciativa integra o calendário de atividades do RAN no Amapá que, anualmente, promove a soltura de filhotes das espécies tracajá (Podocnemis unifilis) e tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa). O objetivo é recompor os estoques naturais e preservar o equilíbrio ambiental das espécies. A devolução dos quelônios resulta do trabalho de proteção, monitoramento e manutenção, desenvolvido nas bases operativas do projeto Quelônios da Amazônia nos municípios de Pracuúba (AP) e Afuá (PA), sob a coordenação do analista ambiental Rubens da Rocha Portal. Este ano, mais de 18 mil filhotes de tracajá foram devolvidos aos lagos da região de Pracuúba.

O programa de proteção da tartaruga da Amazônia foi implantado em 1985 na Ilha dos Camaleões e, nesses 23 anos, contabiliza a proteção de 3, 9 mil matrizes e a devolução de 262 mil filhotes. A iniciativa conta com parceiros e apoiadores como a Prefeitura Municipal de Afuá, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a empresa Emapa, além de ativa participação dos comunitários que auxiliam e se envolvem em diversas etapas do projeto.

Programação
Data: 1º de maio (Quinta-feira) - Ilha dos Camaleões - Afuá/PA

7h – Abertura solene e saída da embarcação “Virgem da Conceição” do Porto da cidade de Afuá/PA para o local da soltura

7h30 – Palestras sobre os temas: Educação Ambiental; Répteis e Anfíbios e Quelônios da Amazônia, ministradas por analistas ambientais do RAN/AP e Ibama durante o percurso

8h30 – Desembarque na Ilha dos Camaleões

8h40 – Palavra das autoridades e comunitários

9h- Soltura de 20 mil filhotes de quelônios da espécie tartaruga da Amazônia (P.  expansa)

9h30– Retorno a cidade de Afuá/PA

Informações: 21019015

 


Hotsites
 
 
Amapá Digital © 2007 • Todos os direitos reservado