Jornal Evangélico
do Amapá

TEMPO AGORA

 
 
 
 
 
   Nome:
  
    E-mail:
  
 
   Cadastrar
   Descadastrar
 
 
 
 
 
GERAL

21 de maio de 2009

Gestão compartilhada é tema central da Semana do Meio Ambiente
Exposição fotográfica, painéis, workshops e grupos de estudos fazem parte do evento que tem abertura confirmada para o dia 1º

Gestão Compartilhada da Política de Meio Ambiente do Estado do Amapá é o tema que vai nortear a Semana do Meio Ambiente no Estado, que acontece de 1º a 5 de junho, em Macapá, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Faz parte da abertura, a apresentação de um vídeo institucional da Sema, onde serão colocados à disposição dos presentes os avanços e os trabalhos realizados pela Secretaria, em parceria com instituições federais e municipais.

No caso da Sema, a forma de gestão compartilhada é dividir experiências com órgãos federais (caso do Ministério do Meio Ambiente e especificamente do Ibama), estaduais (em relação à política de meio-ambiente em outras Unidades da Federação) e municipais (dividindo com os municípios do Estado as ações de preservação e fiscalização continua dos ecossistemas).

As Unidades de Conservação e todas as suas peculiaridades serão retratadas numa exposição fotográfica, durante o decorrer dos trabalhos do evento. O que está sendo esperado pelos técnicos da Secretaria e representantes das ONGs, é o Seminário de Gestão Compartilhada, onde abordará, exatamente, as interocorrências advindas das ações entre o Estado e os municípios. Este Seminário acontece nos dias 1º e 2, das 14 às 18 horas, com intervalo para o almoço.

No segundo dia, será lançado um programa de capacitação para professores sobre Educação Ambiental e a Rodovia BR-156. O Combate à Dengue também faz parte do evento. No dia 4, das 8 às 12 horas, nas escolas municipais os técnicos da Sema farão palestras de sensibilização ambiental de combate ao Aedes Aegipty.

Neste ano a Semana do Meio Ambiente tem as parcerias do Ministério do Meio Ambiente, Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual do Amapá, Ministério Público Estadual, Confraria Tucuju, Cindaçaí, WWF e C. I. Brasil.

Veja programação:
Semana do Meio Ambiente

Tema: Gestão Compartilhada da Política de Meio Ambiente do Estado do Amapá. Período de 1º a 5 de junho de 2009

Segunda-feira, 1º de junho:
8h30 - Auditório da Sema– Abertura oficial com apresentação e vídeo institucional da Sema. Apresentação do Grupo de Teatro, e Cofee Break.

14h – Auditório da Sema. Abertura do Seminário de Gestão Compartilhada da Política de Meio Ambiente entre o Estado e municípios.

16h30 - Auditório da UEAP – Credenciamento para participação no Workshop do Programa Estadual de Educação Ambiental.

Terça-feira, 2 de junho:
08h30 - Auditório da Sema– Abertura de Workshop do Programa Estadual de Educação Ambiental com enfoque para a gestão compartilhada (Dias 2 e 3 de junho). Lançamento do Programa de Capacitação para Professores sobre Educação Ambiental.

08h30 – Nas escolas de Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque. Entrega dos Prêmios, Resultado do Julgamento de gincana de frases sobre Meio Ambiente e BR-156.

Quarta-feira, 3 de junho:
08 h – Auditório da Sema – Painel Integrado de Políticas e Normas: Recursos Florestais, Coletas e Destinação Final dos Resíduos Sólidos, Arqueologia e Meio Ambiente.

Quinta-feira, 4 de junho:
8h– Escolas municipais. Sensibilização Ambiental de Combate à Dengue. Responsabilidade da Semed.

8h – Auditório da UEAP. Painel Integrado sobre Alternativas de Uso Sustentável em Unidades de Conservação; manejo de açaizais, biojóias, turismo comunitário. (Entidades envolvidas: Setur, Sete, Sebrae, Embrapa e Ongs).

8h – Auditório do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza: Seminário de Saúde e Meio Ambiente: “Prevenção e preservação para uma Sociedade Sustentável”.

Sexta-feira Feira, 5 de junho
Local: Largo dos Inocentes (Em frente à Sema). 19 horas. II Click Ambiental. Entrega das premiações aos vencedores. Atividades Culturais: Grupo Teatral Eureka, com apresentação dos artistas Osmar Junior, Natal

Vilar e Banda Os Corleones.

Edgar Rodrigues
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contato: (96) 3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br
www.amapa.gov.br

 



Hotsites
 
 
Amapá Digital © 2007 • Todos os direitos reservado