Jornal Evangélico
do Amapá

TEMPO AGORA

 
 
 
 
 
 
   Nome:
  
    E-mail:
  
 
   Cadastrar
   Descadastrar
 
 
 
 
GERAL

17 de Junho

Olimpíada Nacional de História alcança 17 estados brasileiros

Faltando quase dois meses para o término das inscrições, a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) já conta com a participação de 272 equipes de 17 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Cerca de mil pessoas, entre estudantes e professores de história já confirmaram a participação na competição.

As inscrições estão disponíveis na página do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e acontecem até o dia 6 de agosto.

O Estado de São Paulo lidera a participação com 24,26% dos inscritos. O Mato Grosso segue em segundo, com 16,91%. Assim como em 2009, as escolas públicas representam a maior parte das inscrições. Das 66 equipes paulistas inscritas até o momento, 58 são de escolas públicas. Destas, 38 fazem parte da rede estadual de ensino e 20 da rede municipal.

Podem participar estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio. A Olimpíada é realizada em equipes formadas por três estudantes e um professor de história. A taxa de inscrição é de 15 reais para as equipes de escolas públicas e 35 reais para as equipes das escolas particulares.

Serão cinco fases online e uma presencial. A primeira fase da competição tem início em 19 de agosto, Dia Nacional do Historiador. A final presencial acontece na Unicamp nos dias 23 e 24 de outubro.
Sobre

A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional. A 1ª edição, realizada em 2009, inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro.

A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.


 
 
Hotsites
 
 
Amapá Digital © 2007 • Todos os direitos reservado