Três Consórcios públicos municipais são criados no Amapá






A União Brasileira de Municípios (UBAM) informou a criação de três Consórcios Públicos Municipais que reúnem os Municípios por região no estado do Amapá, que terão ação conjuntas, com recursos federais já garantidos. São eles:

O Consórcio Metropolitano (Cutias, Itaubal, Laranjal do Jarí, Macapá, Mazagão, Vitória do Jarí e Santana. O Consórcio Região dos Lagos (Amapá, Calçoene, Pracuuba, Oiapoque e Tartarugalzinho) e o Consórcio Bacia do Amaparí, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amaparí, Porto Grande e Serra do Navio.

Conforme informou a presidente estadual da UBAM no Amapá, Alandy Cavalcante, os Consórcios Públicos Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Sustentável, se constituem na mais importante ferramenta para que possam ser realizadas ações conjuntas nas cidades que os integram, tanto na área de infraestrutura, como saúde compartilhada, solução para o fim dos lixões e manutenção de uma agenda positiva em busca do crescimento econômico dos municípios, com geração de emprego e renda, já que os mesmos atravessam um longo período de escassez de recursos e falta de atenção do governo da União, que mantem um pacto federativo totalmente arcaico e que só serve ao governo central.

Para a presidente da UBAM, os consórcios terão um aporte de recursos que poderão ultrapassar 100 milhões de reais, para investimento no atendimento à saúde, educação, com o aparelhamento das escolas, como também na desburocratização e reforma administrativa para se buscar a eficiência e atendimento das demandas mais crescentes nas pequenas e grandes cidades.

Em encontro com os prefeitos, o governador Waldez Góes garantiu o apoio do governo do Amapá aos consórcios, além da garantia também do novo presidente do senado, Davi Alcolumbre, que coordena a bancada federal.

Alandy enfatizou que os consórcios estão acima de toda e qualquer divergência político-partidária. Ela prega uma grande união em prol do desenvolvimento do Amapá, deixando de lado os interesses pessoais. A presidente destacou o apoio do secretário de Estado das Cidades, Teles Júnior (Telinho) e do Presidente do PRODAP, Lutiano, para o fortalecimento dos consórcios.
 

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO