Aplicativo Zarc Plantio Certo é apresentado na abertura da TecnoAgro 2019    

Compartilhe:





O app. desenvolvido pela Embrapa será apresentado no evento que ocorrerá de 26 a 29 de junho, no Parque de Exposições da Fazendinha.

A Embrapa Amapá apresentará durante a abertura da TecnoAgro 2019 do Amapá, a mais nova ferramenta de inovação da empresa, trata-se do aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, que de forma simples e ágil leva aos produtores as informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ferramenta utilizada para orientar os programas de política agrícola do governo federal. A abertura do evento acontecerá a partir das 18h desta quarta-feira, 26/06, no Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva, localizado em Fazendinha, Macapá (AP), e a programação se estenderá até a sexta-feira, 28/06.

 

O aplicativo desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) foi lançado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no último dia 18/06, na ocasião do anúncio do Plano Safra 2019/2020, em Brasília, e já apresenta os dados do Zarc do Amapá, que permite identificar os plantios em que há menor chance de perda na safra devido eventos climáticos adversos (recomendação por cada decêndio – dez dias), nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. São mais de 40 culturas agrícolas e sistemas de produção, em todos os municípios do país que estão contemplados no aplicativo. No Amapá, atualmente os dados apresentados são das culturas do feijão-caupi, milho e soja.

 

Os atendimentos às recomendações do Zarc são obrigatórios para o agricultor acessar os recursos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), do Proagro Mais, destinado à agricultura familiar, e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

 

Embrapa na TecnoAgro 2019

 

A Embrapa ainda estará presente na feira TecnoAgro 2019 na oficina “Uso do leite de búfala na produção dos queijos manteiga e creme”, na mesa-redonda “Implantação do Promebull Amapá: tecnologias para o sistema de produção de búfalos leiteiros do estuário do Amapá”, na mesa redonda “Fertilização In Vitro” e na aplicação de questionários de triagem para seleção de produtores para o Projeto de Melhoramento Genético de Búfalos do Amapá (Promebull), etapa que será realizada pela equipe de analistas e pesquisadores da área de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá.

  https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/44373523/aplicativo-zarc-plantio-certo-e-apresentado-na-abertura-da-tecnoagro-2019

 

Maria Silveira

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO