Amapá faz intercâmbio para conhecer sistemas de monitoramento ambiental do Pará






Gestores e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá (Sema) estão no estado do Pará para conhecer os sistemas de monitoramento e tecnologias utilizadas em fiscalizações na região. A troca de experiências acontece durante o Seminário de Intercâmbio Técnico Pará-Amapá que ocorre nos dias 8 e 9 de julho.

O conhecimento dos sistemas utilizados no estado vizinho vai subsidiar o Amapá na construção do plano de Plano de Fortalecimento do Monitoramento Ambiental, a fim de alinhar e sedimentar a relação com a agenda de clima e floresta. O projeto será executado em parceria com a Conservação Internacional (CI).

De acordo com a gerente do Núcleo da Agenda Verde da Sema, Mariane Nardi, o Pará é o estado mais próximo do Amapá, com similaridades em parte do território, mas com um sistema ambiental mais consolidado, tendo caminhos e aprendizados construídos.

“O Pará possuí um Centro de Monitoramento Ambiental e trabalha com a integração de vários sistemas em camadas, fazendo a geoespacialização das informações, facilitando processos de licenciamento, monitoramento e fiscalização, além da construção de políticas positivas de acordo com a dinâmica territorial encontrada”, explicou Mariane.

Além da Sema, a comitiva amapaense é formada por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).

 

Por: Gabriel Dias / Foto: Divulgação / Sema

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO