Escolas do estado têm projetos premiados em feira de Ciência e Engenharia



Quatro escolas públicas do Amapá estão na final da edição de 2020 da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Cada instituição representou o estado com um projeto com características sustentáveis, educacionais e inovadoras. Resultado foi divulgado na sexta-feira, 03.

Essa edição da Febrace aconteceu por web conferência, obedecendo as normas impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar aglomeração de pessoas como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

As escolas estaduais que tiveram projetos finalistas na feira foram: Maria do Carmo Viana dos Anjos, Irmã Santina Rioli, Profº Gabriel de Almeida Café, todas localizadas em Macapá; e a escola Elias de Freitas Trajano, que fica no município de Porto Grande. No Amapá, o projeto premiado como destaque na feira foi apresentado pelo aluno Caio Vinícius Lima e seus orientadores Helyone Lima e Aldeni Oliveira.

 

De acordo com o professor Aldeni Oliveira, que também esteve na orientação de outro projeto finalista, o objetivo de incentivar alunos à pesquisa está sendo alcançado e o foco agora é apontar para intenções maiores.

“Os dois projetos em que estive contribuindo foram finalistas em uma feira muito concorrida. Nossa intenção sempre foi incentivar no aluno a pesquisa e conseguir colocar nossa educação nos melhores patamares. Por isso, nosso plano é chegar entre os quatro melhores do país”, disse, de forma otimista, o professor Aldeni Oliveira.

Já para o professor Daniel Cavalcante, participar da feira e sair com um resultado positivo demonstrou que o processo de formação continuada dos educadores está no caminho certo ao incentivar e incluir, cada vez mais, os estudantes na pesquisa.

“Participar dessa feira foi importante porque nos possibilita a capacitação em nossa formação continuada, além de incentivar nossos alunos a buscarem a pesquisa e novos conhecimentos. Uma feira livre nacional requer muito da nossa capacidade, portanto, todos tivemos que sair do comodismo e procurar conhecimento”, pontuou Daniel.

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizada anualmente na Universidade de São Paulo. Este ano, devido a pandemia de Coronavírus, o evento presencial foi suspenso, mas realizado por web conferência.

 

Projetos finalistas da Feira

Sistema Agrícola Integrado: Alternativa Introdutória à Agricultura Familiar em Regiões de Limitações Geográficas e Físicas.

Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café

Caio Vinícius Lima de Souza

Helyone Sarita das Mercês Lima (Orientador)

Aldeni Melo de Oliveira (Coorientador)

 

A utilização de banana verde (musa spp) para a produção de alimentos saudáveis como método terapêutico nutricional aos portadores de diabetes mellitus tipo I e II na Escola Estadual de Ensino em Tempo Integral Maria do Carmo Viana dos Anjos

Escola Estadual de Ensino em Tempo Integral Maria do Carmo Viana dos Anjos

Erick Matheus de Almeida Silva

Daniel de Sá Cavalcante (Orientador)

Rocilda Dias de Araújo (Coorientadora)

 

Estufa Pets: com pelos e esterco com técnicas sustentáveis para agrícultura

Escola Estadual Irmã Santina Rioli

Luan Miller Carvalho Pena, Davi Neves Ribeiro

Aldeni Melo de Oliveira (Orientador

 

Eterligados (Utilizando a Ciência, Arte e as Redes Sociais como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem)

Escola Estadual Elias de Freitas Trajano

Ênzo dos Santos Sousa Uchôa, Denize Cavalcante Araújo, Eliene Corrêa Menezes

Glauber de Souza Ribeiro (Orientador)

Lucio da Costa Araújo (Coorientador)

 

Por: Valdeí Balieiro /  Foto: Aldeni Oliveira

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL