Como equilibrar os cinco tipos de saúde em tempos de COVID-19



*Por Bia Nóbrega

Para encarar a crise que estamos vivendo, é preciso que a saúde, como um todo, esteja funcionando de forma integral, ou seja, as partes físicas, emocionais, mentais, sociais e espirituais precisam estar em harmonia.

Mas independentemente do que está ocorrendo no cenário mundial, a sua  saúde depende não só de como cuida do seu corpo (alimentação, exercícios físicos, acompanhamento médico e cuidados com sono) mas também da relação com suas próprias emoções (saúde emocional), com seus próprios pensamentos (saúde mental), com os grupos sociais com os quais convive (saúde social), como também da sua relação consigo mesmo e o Universo (saúde espiritual).

Agora que vivemos algo completamente inédito, e consequentemente, estamos “desbussolados” (sem clareza, segurança ou estabilidade em relação ao rumo a ser tomado), precisamos mais do que nunca cuidar de nós mesmo. Separei cinco dicas valiosas que irão te ajudar nessa missão. São elas:

1.Saúde Física: Comer comida de verdade na quantidade que seu corpo demandar e não sua gula emocional, fazer atividade física para ampliar o movimento que está restrito a poucos cômodos e ter boas noites de sono.

2.Saúde emocional: Acolher os sentimentos negativos (medo, tristeza, tédio, irritação etc.), nomeá-los (estou sentindo medo, tristeza, tédio, irritação etc.), experienciá-los acolhendo e realmente sentindo-os para finalmente agir de acordo com nossos valores. Por exemplo, se eu valorizo relacionamento, não posso transmitir a minha irritação nas relações. Deixo esse vídeo sobre agilidade emocional, que irá reforçar a minha sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=MOAAQR77qWI&t=1s

3.Saúde mental: Aceitar os pensamentos, sejam eles positivos ou negativos, e organizá-los. Não é hora de remoer as falhas do passado (o que leva à depressão) ou fantasiar o futuro (o que leva à ansiedade). Viva o agora, um dia por vez, colocando cada pensamento em seu lugar. Inclusive sugiro que faça mapas mentais para encontrar um bom lugar para cada pensamento. Veja como: https://www.youtube.com/watch?v=x6xT-0opLUU

4.Saúde social: Criar momentos agradáveis com quem está “confinado” com você, seja amigos ou família,  irá enriquecer a sua vida. Isolamento físico não precisa ser sinônimo de isolamento social – agende Cafés da Manhã/da Tarde, Happy Hours e diversos encontros virtuais.

5.Saúde Espiritual: Ter momentos seus com você mesmo, de conexão mais profunda consigo e com o universo, buscando sua paz interior e refletindo sobre a coerência entre o que fala e faz. Para te ajudar a entrar no estado ideal, a meditação pode ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=YGAUAMcz9gA&t=261s

 

Te garanto que ao cuidar da sua saúde integral, você estará dando um salto qualitativo em sua vida.

Sobre Bia Nóbrega

É coach, mentora, palestrante, conselheira e executiva há mais de 22 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP, pós-MBA em Conselho pela Saint Paul Escola de Negócios e ESMT – European School of Management and Technology, possui diversos cursos de formação, certificação e atualização. É afiliada à International Coach Federation (ICF), Associação Brasileira de Coaches (ABRACOACHES), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Women Corporate Directors (WCD), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). É autora do livro “Autocoaching: 29 dias para dar um upgrade na sua vida” – DVS Editora e é coautora do livro “Mapa da Vida” - Editora Ser Mais. Possui mais de 800 horas de atendimento em coaching executivo, carreira e vida e desde 2015 propaga o Autocoaching como A Melhor Ferramenta de Autodesenvolvimento e um Estilo de Vida.

Para saber mais, acesse:

Site: www.bianobrega.com.br

YouTube: https://www.youtube.com/autocoaching

Facebook: Bia Nóbrega

Instagram: @bia.coaching

Twitter: @bianobrega3

Linkedin: Beatriz Cara Nóbrega

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL