Democracia Digital Eleições 2020 - edição Amapá: talk show e oficina online sobre combate à desinformação

Compartilhe:





O evento é voltado para servidores da Justiça Eleitoral amapaense, advogados, profissionais da imprensa e pessoas envolvidas em processos eleitorais para identificação e checagem de notícias falsas

 

Fernanda Picanço

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em parceria com Agência Lupa, Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promoverão, no dia 4 de junho, o evento “Democracia Digital – Eleições 2020, que apresenta um Talk Show e Oficina Virtual de Combate à Desinformação com foco nas Eleições 2020. A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer e conta com a parceria do WhatsApp para as Oficinas de Checagem Lupa.

Devido à pandemia do coronavírus, a ação será realizada de forma virtual, cumprindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca da necessidade de distanciamento social, para tanto, será utilizada a plataforma “Google Meet”, ferramenta de videoconferência de uso corporativo do Google, que pode ser acessada pelo celular ou pelo computador. Todos os participantes irão receber um e-mail com o dia, horário e o link da conferência.

A ação visa capacitar magistrados e servidores da Justiça Eleitoral, membros do Ministério Público, advogados, organizações da sociedade civil, meios de comunicação e os cidadãos, para a formação de uma rede articulada e mobilizada para o enfrentamento da desinformação durante o período eleitoral.

 

Talk Show

Em forma de talk show, a jornalista Petria Chaves vai conduzir o debate online “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?”. O objetivo desse espaço é discutir e buscar os principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus para se preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais. Esta edição Amapá conta com especialistas no assunto das equipes IT&E, Agência Lupa e MCCE e também de representantes do TRE-AP e da OAB-AP. Durante o evento, os participantes convidados podem fazer perguntas em tempo real para os debatedores via chat na plataforma Google Meet.

 

INSCRIÇÕES TALK SHOW

 

OFICINA ONLINE DE CHECAGEM LUPA - TRE-AP

A iniciativa visa conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais. A oficina vai abordar temas como

  • O impacto da desinformação na democracia;
  • O que aprendemos nas últimas eleições e com a pandemia do coronavírus;
  • O ecossistema da desinformação;
  • Metodologia de checagem;
  • Bots e trolls;
  • Mecanismos para identificar imagens e notícias falsas;
  • Dicas básicas para não 'cair' em notícias falsas.

 

INSCRIÇÕES OFICINA

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notcia