Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada em Oiapoque

Compartilhe:





Empreendedores de pequenos negócios de Oiapoque são beneficiados com Sala do Empreendedor, para orientações e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de capacitações que auxiliem na gestão e no acesso ao mercado

 

Denyse Quintas/ De Oiapoque/AP

Com a parceria do Sebrae no Amapá, a Prefeitura de Oiapoque, inaugura a Sala do Empreendedor do município, neste sábado (5). O objetivo é simplificar e desburocratizar a legalização de empresas que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A Sala do Empreendedor facilita os processos de abertura, regularização e baixa de empresas; assim como, serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI). O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 13h; e está localizada na Prefeitura de Oiapoque, na Rua José Caetano da Silva, nº 460 – Bairro Centro.

Sebrae

Na inauguração a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, destaca que a Sala do Empreendedor, é mais um fruto da parceria com a Prefeitura de Oiapoque que se torna realidade. “O Sebrae não é uma instituição com foco apenas no ambiente privado, a gente trabalha as políticas públicas, por entender que o ambiente de negócios é constituído por vários atores, inclusive pelo poder público”, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

Ela, relata que participou do Sebrae em diversas oportunidades. “Sei o quão difícil é a gente abrir um negócio, em função da burocracia, em função da legislação, em função de acesso à informação. Costumo dizer que o empreendedor é um verdadeiro peregrino, porque quando quer abrir um negócio, bate na porta de um, bate na porta de outro, e muitas vezes não consegue receber a informação da maneira adequada, não consegue receber uma orientação e acaba se desestimulando, dado ao ambiente excessivamente burocrático”, relata a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

Com a Lei da Micro e Pequena Empresa nº 123/2006, foi um marco para desburocratização desses processos e nela está prevista a instalação da Sala do Empreendedor e a figura do Agente de Desenvolvimento (AD), que em Oiapoque já está representada. Na Sala do Empreendedor está concentrado num único lugar, o maior número possível de serviços para orientação necessária ao empreendedor.

“A importância de uma Sala do Empreendedor na Prefeitura de Oiapoque, significa primeiro, o compromisso da atual gestão com o empreendedor, com o desenvolvimento econômico e com a geração de emprego e renda; pois hoje, não podemos trabalhar apenas a transferência de renda, e programas assistenciais; a gente precisa trabalhar com o viés produtivo, que a pessoa precisa se capacitar, se profissionalizar para que em breve possa ser inserida no mercado, abrindo o seu próprio negócio e gerando o seu sustento e o sustento de outros”, declara a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

Ela, que o Sebrae, é uma instituição que traz uma esperança de dias melhores, uma sociedade mais justa e igualitária com mais emprego, com mais renda, e com mais desenvolvimento econômico. “O que se está fazendo hoje é um marco”, afirma a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

A diretora Marciane, fez um breve histórico e informou que o Sebrae já atua em Oiapoque há 15 anos, trabalha incessantemente com o desenvolvimento comportamental dos empresários, sendo que o Sebrae pretende ampliar essa atuação, pois percebeu que não se deve trabalhar somente com o empresário já formalizado, precisa trabalhar com várias categorias e começar, inclusive, a implementar várias ações da educação empreendedora.

 

Sala

Para ela, Oiapoque, é um município estratégico para o Amapá e para o Brasil, que espera, em breve a conclusão da BR 156, em termos de pavimentação, asfaltamento; que a ponte possa abrir de maneira definitiva nos próximos meses e com isso, o município de Oiapoque que já está aquecido, que isso é visível, e vai gerar muito mais oportunidade de negócios, mais oportunidade de emprego, e tem que estar preparado para isso.

“O Sebrae está com vocês, assim quero resumir a minha fala. O Sebrae é parceiro, o Sebrae não pode fazer nada sozinho, ele precisa da prefeitura, do governo do estado, das associações de classe, dos sindicatos e nós queremos apenas fomentar esse ambiente empreendedor, essa é a nossa missão”, enfatiza a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

Ela conclui seu pronunciamento reafirmando que a hoje a Sala do Empreendedor vem trazer um renovo, esperança de dias melhores, de mais oportunidades, de empreendedores chegando e abrindo suas empresas, abrindo MEI, fazendo alteração, emitindo nota fiscal, tudo aquilo que ele precisa num único lugar. O Sebrae e a sua equipe está à disposição para continuar apoiando a prefeitura e desejamos muito sucesso.

“Costumo dizer que sucesso a gente deseja para pessoas competentes, sorte para as pessoas não tão competentes; então para vocês e para toda a equipe, muito sucesso. Olhem esse espaço com amor, com paixão. O Sebrae é isso, a gente ama o que faz, ama o desenvolvimento econômico e principalmente, nós acreditamos nas pessoas. Mais uma vez sucesso para a nossa parceria e que muitos empreendedores cheguem até a Sala do Empreendedor em Oiapoque e que tenham suas vidas transformadas, e que esse município e o nosso estado gerem cada vez mais oportunidades de emprego e renda”, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Prefeitura

Para a chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Oiapoque, Gilmara Gomes, que na ocasião, representou a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, informa que sempre diz que empreender está diretamente relacionado a idealizar, coordenar e realizar. “O empreendedor começa na idealização e devido à falta de informação das questões técnicas, muitas vezes acaba nem saindo da idealização para a coordenação.

“A Sala do Empreendedor vai entrar nesse sentido de coordenar essas pessoas que estão idealizando, para posteriormente realizar. Infelizmente, o município não tem indústria, não tem grandes empresas; a gente trabalha no município com administração pública, no sentido da prefeitura gerar empregos, porém alguns órgãos têm seus concursados de fora para implementar; e aí temos os autônomos, que vendem o seu churrasquinho, que já vende roupa no whatsapp, que tem uma atividade econômica e muitas vezes não tem a assistência adequada para evoluir do campo da ideia, para coordenar e posteriormente organizar”, relata a a chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Oiapoque, Gilmara Gomes.

Ela acredita que a Sala do Empreendedor é essa semente que está sendo plantada, no sentido de coordenar e incentivar esse empreendedor a sair do ambiente informal para a legalização. Quando se legaliza a empresa tem a função social que é justamente gerar emprego, renda, fazer circular as finanças. “A gente sabe que quando fecha a Ponte Binacional ou quando o salário da prefeitura atrasa, a cidade pára. Estamos reféns de algumas situações. Acredito que o Sebrae, tem atuado incansavelmente dentro do município, no sentido de tornar esses empreendedores informais, em empreendedores legais, presente no mundo jurídico e que possam expandir, gerar emprego, gerar renda e fazer a nossa economia de fronteira, fazer jus a localização de destaque”, informa a chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Oiapoque, Gilmara Gomes

Ela finaliza, agradecendo a presença do Sebrae, a iniciativa da equipe da prefeitura que organizou a Sala do Empreendedor de Oiapoque e que trabalhou incansavelmente junto a equipe do Sebrae e toda a sua estrutura, orientação adequada.

 

Agente
O Agente de Desenvolvimento (AD), é a figura responsável pela Sala do Empreendedor no município. Um servidor público nomeado por meio de Decreto Municipal e capacitado pelo Sebrae. O AD, é um ator previsto na Lei Complementar 123/2006, para auxiliar no processo de implementação de políticas públicas e desenvolvimento territorial do município, juntamente a governança do poder público e privado.

 

Salas

Os municípios do estado do Amapá que já instituíram a Sala do Empreendedor, chega a 50%, entre eles, Tartarugalzinho, Amapá, Santana, Macapá, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

 

Inauguração

A inauguração da Sala do Empreendedor em Oiapoque contou com as presenças da diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo; representando a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, estava a Chefe de Gabinete, Gilmara Gomes; secretária municipal de Assistência Social e Administração de Oiapoque, Valdirene do Carmo; Agente de Desenvolvimento de Oiapoque (AD), Maria Cleudilene; e as colaboradoras da Prefeitura de Oiapoque, Lineia Brigida e Nataly Cunha; coordenadora do Escritório Regional do Sebrae em Oiapoque, Tereza Márcia; analista de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá e Gestora Estadual da Sala do Empreendedor, Araúna Almeida; e a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Francinne Bacelar.

 

 

Serviço

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notícia