Dia da Mulher: Governo do Amapá fortalece movimentos sociais com espaço de vivência



O Governo do Amapá entregou nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o prédio revitalizado da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (Sepm). O local agora conta com um novo ambiente: o Espaço de Vivência Raimunda Ramos, que será dedicado, principalmente, aos movimentos sociais voltados às causas femininas no Amapá.

O Espaço de Vivência Raimunda Ramos é um jardim amplo na área externa da Secretaria que terá a finalidade de reunir mulheres de todo o estado para eventos, debates, feiras, palestras, workshops, rodas de conversas, cursos, entre outros encontros que busquem melhorias das políticas públicas voltadas à população feminina.

A gestora da pasta, Renata Apóstolo Santana, detalha como o novo local poderá fortalecer a luta das amapaenses por mais igualdade.

"A criação da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres, em 2004, foi possível também pela luta constante de vários movimentos sociais femininos. Nada mais que justo de ter esse espaço dedicado a esses grupos, com o nome tão emblemático como de dona Raimunda Ramos", pontuou.

 

Quem foi Raimunda Ramos?

Raimunda de Nazaré da Silva Ramos, nasceu 12 de outubro de 1955 no bairro do Laguinho, em Macapá. Descendentes de escravos, dona Raimundinha, como era muito conhecida, foi uma mulher negra à frente do seu tempo, que sempre pontuou sua luta e determinação principalmente na igualdade de gênero e combate à violência doméstica. Foi sócio-fundadora da União dos Negros do Amapá (UNA) e faleceu em 25 de outubro de 2017.

Devido aos cuidados referentes à covid-19, os atendimentos da pasta da Mulher estão sujeitos aos decretos estaduais, com trabalhos em home office. Porém, os atendimentos de urgência e emergência continuam normalmente através do nosso canal de Atendimento pelo número: (96)98409-0863 e nas redes sociais.

 

Por: Alice Valena / Foto: Albenir Sousa

Renata Apóstolo Santana, gestora da pasta.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL