Foto: Jesiel Braga / PMM
Gatos machos e fêmeas são públicos-alvo do Castramóvel Itinerante nesta semana

Gatos machos e fêmeas são públicos-alvo do Castramóvel Itinerante nesta semana

Atendimentos iniciam nesta terça-feira (19) e seguem até a sexta-feira (22)


Gatos de ambos os sexos seguem como público-alvo do Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá. Os atendimentos começam nesta terça-feira (19) e seguem até a sexta-feira (22). Cirurgias de castração gratuitas são realizadas nas Unidades Veterinárias de Atendimento, localizadas na rua Acesio Guedes, na quadra da Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro.

Os serviços iniciam às 8h. Ao todo, são realizados 15 atendimentos por dia. Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal, disponível no site censoanimal.macapa.ap.gov.br.

Podem ser atendidos cães a partir dos 6 meses até 5 anos, com peso de até 2 quilos e meio. É recomendável estarem em jejum, no tempo mínimo de oito horas, para líquido e sólido. Gatas no cio ou com leite nas mamas não fazem o procedimento.

Para realizar a cirurgia, é necessário que o responsável leve: caixa de transporte; roupas cirúrgicas para fêmeas e colar elizabetano para gatos de ambos os sexos.

 

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o tutor deve estar atento para alguns cuidados:

1 – Repouso do animal de 10 a 14 dias;

2 – Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia. Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;

3 – Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e rifocina para conter a entrada para microrganismos;

4 – Uso de roupa pós-cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;

5 – Ambiente familiar limpo para evitar que gatos contraiam infecções no pós-operatório;

6 – Para gatos machos, é recomendado o uso do colar elizabetano, para controlar o movimento da cabeça e evitar lambedura excessiva e arranque de pontos;

7 – Gatas tiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.

 

Por Andreia Tavares 




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos