Cápsulas de proteção produzidas no Amapá são entregues a Centro de Atendimento Covid-19



Uma articulação realizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) com empresários locais resultou na produção de dez cápsulas de proteção a Covid-19, que reforça a segurança dos profissionais de saúde.

Os equipamentos foram entregues nesta terça-feira, 28, pela Defesa Civil ao Centro de Atendimento Intensivo COVID-19, montado pelo Governo do Estado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal) para o enfrentamento da doença.

A Setec conseguiu o modelo da cabine de proteção desenvolvido por pesquisadores do Amazonas. Assim, empresas amapaenses doaram os materiais necessários para a produção e também confeccionaram as dez unidades.

De acrílico, as cabines bloqueiam partículas virais no ar. Elas são compostas por armação formada por canos de PVC e revestidas por película de vinil transparente, que oferece visibilidade e, ao mesmo tempo, diminui o risco de contágio.

A estrutura permite o acompanhamento, alimentação e medicação do paciente, sem contato direto, reduzindo a possibilidade de propagação e ajudando no controle e no combate ao novo coronavírus.

Segundo o titular da Setec, Rafael Pontes, o modelo de cápsula foi avaliado e aprovado pelo comitê de Saúde do Estado, assim a produção em massa pode seguir a partir da replicação de estrutura.

“Temos um trabalho fruto da integração do setor da Ciência e Tecnologia com o mercado. Empreendedores patrocinaram e produziram em escala as cápsulas, a partir de modelo do Amazonas e as adaptações feitas no Amapá”, destacou.

Além das cápsulas, os centros de atendimento Covid-19 no Amapá são equipados com aparelhos respiratórios, suporte de intubação, monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e desfibrilador.

 

Por: Rafael Aleixo  /  Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL