PREFEITURA DE MACAPÁ E FECOMÉRCIO AVALIAM PRIMEIRA ETAPA DE RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Compartilhe:





O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, representantes da Federação do Comércio do Amapá para falar sobre a retomada gradual das atividades econômicas na capital amapaense. Elas retornaram na última terça-feira, 16, com condicionantes, novas regras, restrições e seguindo medidas adotadas em combate ao novo Coronavírus.

Segundo Clécio, a avaliação da retomada das atividades econômicas foi positiva. “Hoje está fazendo uma semana que iniciamos esse processo gradual. Estabelecemos algumas regras, com condicionantes, e estamos fazendo alguns ajustes. Mas a avaliação desta primeira etapa é positiva. Seguimos acompanhando e fiscalizando para que tudo ocorra como planejado. A partir do dia 1º de julho, dependendo dos resultados que estão sendo acompanhados por nosso Comitê Central Municipal de Saúde, seguiremos com a segunda etapa”, disse.

No dia 18 de junho, a Federação do Comércio do Amapá iniciou a campanha “Comércio Seguro”, com o objetivo de fiscalizar e orientar os representantes do segmento sobre as medidas de controle e o distanciamento social dos clientes e funcionários, regras sanitárias de limpeza constante e ventilação do ambiente, além da contínua conscientização do processo de higiene de colaboradores e clientes sobre o risco de transmissão do vírus.

“Intensificaremos a fiscalização em todas as zonas comerciais, ampliaremos a divulgação das regras como as formas de atendimento, métodos de higienização e, se for necessário, aplicaremos penalidades a quem descumprir. No período de 23 de junho a 3 de julho, iremos disponibilizar carro com mensagens de orientação nas zonas comerciais”, informou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá, Eliezir Viterbino.

Mais de 500 visitas de orientação foram feitas pela Fecomércio nos estabelecimentos comerciais, nos dias 18 e 19 de junho, no centro comercial e bairros da capital. Cartazes com mensagens de conscientização e adesivos sinalizadores também serão distribuídos nos estabelecimentos comerciais para melhor cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19.

Dados mostram que no período do Lockdown, em comparação com a semana da retomada gradual das atividades econômicas, houve uma queda considerável de abordagens no trânsito, entre outras fiscalizações. Nesse mesmo período de isolamento mais rígido, o rodízio no trânsito gerou 25.649 abordagens e 570 autuações. Ainda neste período, a Central de Atendimento do Disk Denúncias recebeu mais de mil reclamações sobre o descumprimento do decreto de isolamento social.

Após a retomada das atividades, esses números caíram para 1.200 abordagens no trânsito, 110 autuações e 700 denúncias de infrações ao decreto de isolamento. Também foram notificados 178 estabelecimentos comerciais.

Retomada gradual das atividades econômicas

O processo foi dividido em etapas, atendendo em cinco modalidades, como delivery (entrega em domicílio); drive-thru (pagamento e aquisição do produto no veículo); expresso (retirada de produtos adquiridos previamente, com hora marcada, sendo proibida a entrada de clientes no interior dos estabelecimentos);  por agendamento  (atendimento presencial e individual do consumidor, com hora marcada); e presencial (atendimento aberto ao público).

Uma das condicionantes é que todos os setores deveriam atender às medidas de controle e distanciamento social dos clientes e funcionários, regras sanitárias de limpeza constante e ventilação do ambiente, além da contínua conscientização do processo de higiene de colaboradores e clientes sobre o risco de transmissão do vírus. Estas deverão contar com o apoio de suas entidades representativas, como a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio), Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia), Federação da Indústria do Estado do Amapá (Fieap), entre outras.

A retomada das atividades na capital terá por 15 dias e foi dividida por meio de bandeiras, que delimitaram as novas regras de funcionamento.

 

Por Kelly Pantoja / Fotos: Max Renê

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO