Aporte de quase R$ 1,2 milhão do Governo do Amapá garante construção de nove escolas em Mazagão



O município de Mazagão, distante 37 km de Macapá, entregou a população, nessa sexta-feira, 14, três das nove escolas construídas com o aporte financeiro, fruto de um convênio firmado com o Governo do Amapá.

Ao todo, R$ 1,170 milhão do tesouro estadual fomentou o processo de ampliação do acesso à educação pública. Com isso, o município pôde construir nove escolas e realizar ampliações na estrutura de duas já existentes.

Representando o Estado na solenidade de inauguração, a secretária de Educação, Goreth Sousa, pontuou a importância de garantir o acesso ao ensino público a todas as crianças do Amapá.

"É através da educação que vamos da esperança à garantia de uma vida melhor para as crianças desse município. Isso mostra o quanto trabalhamos a educação como política de estado, esquecendo partidarismo, mas colaborando com um só objetivo”, disse Goreth Sousa.

A primeira escola a ser entregue foi a localizada na comunidade rural de Mazagão chamada Sororoca. Segundo o líder comunitário e professor da escola há quatro anos, Juracildo Perreira, o prédio anterior não possibilitava a boa aplicação do ensino.

 

“A escola antiga era de madeira e constantemente precisava de manutenção. Hoje, recebemos a nova escola, em alvenaria, e com acessibilidade para nossos alunos com necessidades especiais. É motivo de alegria poder ver o comprometimento do poder público com a educação”, comentou Juracildo Ferreira.

A segunda escola inaugurada fica na comunidade do Laranjal do Maracá, às margens da Br-156, que liga Macapá e Mazagão ao terceiro maior município do estado, Laranjal do Jari. Os espaços da escola contemplam duas salas de aula, cozinha, banheiros, alojamento para professor e pátio.

A terceira escola visitada e entregue a população fica localizada na comunidade Pacu do Maracá. São quase duas horas de viagem ramal a dentro que levam a uma comunidade que há tempo pedia por uma escola. Antes dessa nova escola, as crianças dessa localidade estudavam em um galpão para castanha e precisavam deixar o espaço no período de colheita e armazenamento do produto.

 

Educação municipal

A educação municipal de Mazagão faz parte do Regime de Colaboração da Educação por meio do programa Criança Alfabetizada, desenvolvido pelo Governo do Estado. Com isso, 1.629 kits pedagógicos foram distribuídos para os alunos e 216 professores da rede municipal com intuito de auxiliar no processo de alfabetização e aprendizagem na idade certa.

 

Por: Valdeí Balieiro /  Foto: Erich Macias

 

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL