Ações de saúde integradas com os municípios buscam alcance maior de atendimentos

Compartilhe:





Buscando potencializar as ações de saúde no interior, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em conjunto com representantes dos municípios, está traçando estratégias para unificar os trabalhos da pasta nessas localidades.

O objetivo, segundo a responsável técnica pelo Núcleo de Ações Planejadas e Estratégocas (Napes), Maria Raimunda Nunes, é aumentar o alcance dessas ações que envolvem vários segmentos, como saúde da mulher e da gestante, neonatal e infantil, do estudante, do homem e do idoso.

“Essas ações vinham acontecendo de forma muito fragmentada, sem que nós tivéssemos impactos após as campanhas. Agora, iremos unificar e levar essas ações para dentro das Unidades Básicas de Saúde [UBSs], para que elas se tornem referências no atendimento”, reforçou.

A primeira ação a acontecer de forma conjunta será o “Agosto Dourado”, mês que incentiva a importância da amamentação no desenvolvimento do bebê, além de chamar a atenção para a doação do leite humano. Serão ministradas palestras para pacientes, além de capacitações para os servidores das UBSs.

Outro objetivo é chamar a atenção para a participação do pai do bebê e da família durante a gestação, puerpério e crescimento da criança.

“Juntos, faremos essa construção de um movimento para mobilizar os dezesseis municípios como corresponsáveis pela política nacional de atenção integral à criança, mulher e homem. Nós, como coordenadoria, temos por obrigação melhorar os indicadores de saúde através do apoio institucional aos municípios”, completou.

 

Por: Claudia Cavalcanti /  Foto: André Rodrigues

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO