Creap beneficia 14 pacientes com cadeiras de rodas motorizadas

Compartilhe:





O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) entregou 14 cadeiras de rodas motorizadas para pacientes que recebem atendimento na unidade. Essa é a primeira entrega desse tipo específico de equipamento este ano, o que zerou a fila de espera.

A iniciativa faz parte do Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL) do Ministério da Saúde, que concede as cadeiras através de um convênio com o governo do Estado.

Apenas no primeiro semestre de 2019, o Creap entregou mais de 400 equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, bengalas, muletas axilares e bengalas para deficientes visuais, direcionados a pacientes cadastrados no OPMAL.

De acordo com o diretor do Creap, Amaury Barros, o Centro deverá abrir um novo cadastro para pacientes que possuem indicação médica para usar uma cadeira de rodas motorizada.

Eles ainda passam por uma extensa avaliação da equipe multiprofissional do Creap que verifica a capacidade do paciente de controlar o equipamento. “A qualidade de vida dos pacientes que recebem a cadeira motorizada melhora significativamente. São pacientes que ganham independência, já que eles não têm força para manipular sozinhos uma cadeira comum. Com o auxílio do joystick (controle do equipamento), eles conseguem direcionar, descer e subir ladeiras sem que haja um desgaste energético muito grande para eles”, explicou Barros.

As cadeiras possuem capacidade de funcionar até 18 horas quando usadas na em velocidade média, vêm acompanhadas de um carregador para a bateria e foram adaptadas de acordo com a necessidade específica de cada um dos pacientes.

 

A psicóloga Maria Almeida, 34 anos, que sofre de distrofia muscular – doença genética em que os músculos enfraquecem progressivamente –, foi uma das beneficiadas com a cadeira de rodas motorizada.

“Facilita no meu trabalho, me permite sair de casa sozinha e traz uma liberdade para a família, porque a pessoa com deficiência não vai ficar tão dependente dos parentes para se locomover. É como se eu estivesse andando sozinha com as minhas pernas, e são as minhas pernas. Estou muito feliz porque estou vendo outros colegas nossos aqui que estão recebendo. A felicidade é muito grande”, comemorou Maria.

Creap

O Creap trabalha na reabilitação de pacientes vítimas de traumas físicos e mentais com procedimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de serviços de avaliação e dispensação de órteses e próteses.

A instituição conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, ortopedista e neurologista.

Para ser atendimento no Creap, é necessário ir até a unidade, localizada na Rua Tiradentes, n° 1597, bairro Central, em Macapá, tendo em mãos o encaminhamento com a solicitação da terapia indicada para o caso do paciente, documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.

 

Por: Claudia Cavalcanti /  Foto: André Rodrigues / Sesa

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO