Encerramento do Outubro Rosa pelo Super Fácil tem prevenção de câncer para servidoras

Compartilhe:





O Super Fácil realizou neste sábado, 26, programação de encerramento do Outubro Rosa, com uma caminhada pelo bairro Infraero, zona norte de Macapá. O evento seguiu com coffee break, no Hospital de Amor, em alusão ao Dia do Servidor Público, que será celebrado em 28 de outubro. As servidoras participantes fizeram exames preventivos contra o câncer e praticaram atividades físicas para incentivar a saúde e o bem estar.

O Hospital de Amor está localizado na Rua Carlos Daniel, 456, bairro Infraero II, e tem estrutura para procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, chamados de menor complexidade. Desde a abertura, em junho de 2019, a instituição tem realizado cerca de 100 exames diários de mamografia e de exames preventivos do câncer de colo uterino, também conhecido como Papanicolau, ou pela sigla PCCU.

A programação foi direcionada às servidoras públicas do Super Fácil, que participaram da caminhada pelas ruas do bairro, da roda de conversa com o médico oncologista Mauro Secco, e fizeram exames e consultas no instituto. Para a diretora adjunta do Super Fácil, Patrícia da Silva, a ideia é dar atenção às pessoas responsáveis por cuidar da população em um dos órgãos de maior fluxo no estado.

“A Rede Super Fácil está sempre em contato com a população, realizando milhares de atendimentos diariamente, e, por conta disso, precisamos também valorizar nossos servidores, para que a excelência seja constante em nossos serviços”, ressaltou.

“É importante divulgar os serviços do SUS na prevenção do câncer, e, por isso, já estamos alinhando com a direção do hospital, a possibilidade da instalação de um guichê de atendimento no Super Fácil”, adiantou a diretora adjunta.

Os exames preventivos do Hospital de Amor são para rastreamento e controle de possíveis casos de câncer de colo de útero e de mama em todo o estado, sendo realizados em duas etapas para as servidoras estaduais, primeiramente o PCCU, tendo início nesta programação, e agendamento da mamografia para o decorrer da próxima semana.

A servidora Daura Santos, 50 anos, é servidora do Super Fácil há 12 anos, e diz estar feliz com a oportunidade. “Maravilhosa a ideia! Acabei entrando no sedentarismo, mas, agora, estou de volta às atividades e já pude realizar o PCCU e marcar minha mamografia”, disse.  

Hospital de Amor

O Hospital de Amor conta com cinco técnicos em radiologia e três enfermeiras, com agenda diária cheia até dezembro para a realização dos exames. De acordo com o Ministério da Saúde, o PCCU pode ser realizado com pacientes a partir de 25 até 64 anos, e a mamografia de 40 a 69, gratuitos pelo SUS no Hospital de Amor.

O atendimento corre no horário de 7h às 18h, e o interessado deve estar munido de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Para o Papanicolau, a paciente não pode estar menstruada e nem ter praticado relação sexual nas últimas 48 horas; se for mamografia, não pode ter usado talco, desodorante ou outro item próximo à região que vai ser examinada.

 

Por: Henrique Borges /  Foto: Irineu Ribeiro

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO