Temporada de férias causa baixa de 60% do estoque no Banco de Leite



Com estoque de 600 ml a menos do uso diário, o Banco de Leite Humano (BLH) está precisando de novas doadoras para suprir a necessidade de alimento dos recém-nascidos. A unidade faz parte do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML),

A queda é de 60% na quantidade do alimento. O leite materno é essencial para o desenvolvimento dos prematuros de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade.

A campanha de captação de doação é para o período de férias, que sofre com a baixa no estoque por conta de viagens e festas de fim de ano. Como alternativa diante da escassez, os profissionais do hospital recorrem a fórmulas infantis, vendidas em farmácias.

“Recorrer à essas fórmulas não é o recomendável, mas sem a quantidade de leite materno necessária, o que temos que fazer para alimentar esses recém-nascidos”, disse a coordenadora do BLH, Darcyneide Dias.

Ainda segundo a coordenadora, é comum a redução no número de doações em período de férias, mas que em meses como julho, a baixa não chega a tanto.

“Todos os postos de coleta estão com carência e nem sempre podemos atender aos pedidos. Contamos com as doadoras externas que doam de casa. São elas as que mais abastecem os estoques, uma vez que as pacientes internadas dão conta de fornecer o leite apenas para os filhos”, falou.

Como ser uma doadora

Para se tornar uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, basta a voluntária ir até o Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, ou entrar em contato através dos números (96) 32258732 e (96) 98115-9018, que também é WhatsApp, ou pelo e-mail bancodeleite.ap@gmail.com, que os servidores irão até ela.

A doadora precisa ter em mãos o cartão de pré-natal e, caso seja necessário, serão refeitos no próprio local os testes rápidos para comprovar a saúde da voluntária. Caso ela seja aprovada, um cadastro será feito e ela receberá orientações sobre a assepsia da mama e os cuidados com o armazenamento do leite.

A doadora pode entregar os recipientes com o leite no próprio Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o leite na residência.

O Hospital Estadual de Santana (HES) possui um posto de coleta que funciona de 7h às 18h. As doadoras podem entrar em contato para receber orientações através da equipe de captação.

 

Por: Elmano Pantoja / 

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL