Governo do Amapá inicia campanha de doação de leite materno e sangue para prematuros



O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 16, a campanha com o tema "Juntos pelos Prematuros, Cuidando do Futuro". A iniciativa une o Banco de Leite Humano (BLH) e o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) em uma campanha simultânea de doação de leite materno e sangue para prematuros.

A referência da programação é a passagem do Dia Mundial da Prematuridade, em 17 de novembro, que este ano acontece nesta terça-feira. O dia foi criado para prevenir e informar sobre as consequências que o nascimento antecipado podem acarretar para o bebe, a família e até mesmo à sociedade.

No Amapá o objetivo é sensibilizar e incentivar a adesão de novos voluntários e voluntárias para doação de leite materno e/ou sangue para os recém-nascidos prematuros. A doação foi escolhida pois leite, hemácias e plaquetas - extraídas do sangue doado - são indispensáveis para os bebês durante o tempo de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo).

 

"Tanto o leite quanto o sangue têm grande importância para a sobrevivência dos bebês. São fundamentais para proporcionarmos saúde para que sobrevivam e tenham um futuro próspero", destacou Coordenadora do BLH, Larissa Moraes.

Tanto o leite quanto o sangue são perecíveis, tem data de validade e precisam ser repostos, explicou a diretora Técnica do Hemoap, Hellen Bittencourt.

"O sangue, assim como o leite, é vida. E ambos precisam de toda uma condição de armazenamento e cuidado para que não sejam perdidos e cheguem com qualidade aos bebês", destacou Bitrencourt.

Para o bom armazenamento do leite humano, há necessidade de refrigeração imediata após a retirada do peito. Neste sentido, devido ao rodízio de energia que acontece em Macapá, as mães interessadas em doar sangue precisam se deslocar até o BLH, nos três turnos (manhã, tarde e noite), para que a ordenha seja feita no local e com isso garantir o estoque.

Vandê da Costa, de 19 anos, fez sua primeira doação de sangue nesta segunda-feira. Ele ficou surpreso com a campanha que se inicia. Mesmo sendo uma doação direcionada, disse que foi dado o pontapé inicial para que se torne um doador frequente de sangue.

"Acho que todas as pessoas, que podem, deveriam doar sangue. Ainda mais com toda essa situação da pandemia que causou a queda de doações em todos os bancos de sangue. Queria ter vindo antes, mas confesso que não tinha coragem. E posso afirmar, agora, que essa não será a minha primeira doação. E vou incentivar quem eu conheço que faça o mesmo", declarou Vandê.

 

 

Quem pode doar leite?

Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite. Interessadas em se tornar doadoras devem procurar o Banco de Leite Humano, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central, 24 horas. Ou ainda entrar em contato pelo número (96) 98119-0027, que também é WhatsApp, para informações.

Se houver suspeita ou confirmação de covid-19, é preciso aguardar o desaparecimento completo dos sintomas e posterior liberação médica para realizar as doações.

 

Quem pode doar sangue?

Toda pessoa entre 16 e 69 anos (menores é obrigatória a presença de pais e/ou responsáveis legais); pesar 50 kg ou mais; estar saudável. No dia da doação precisa estar alimentado e levar um documento oficial com foto. É importante que o doador tenha dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Importante destacar que mulheres em fase de amamentação só devem doar sangue após o bebê completar um ano de vida. Já as mulheres que, por alguma razão, não estejam amamentando e tiveram bebê recentemente, podem doar nas seguintes condições: após seis meses no caso de partos cesárea e três meses para partos normais.

Voluntários com sinais de gripe ou resfriado devem realizar a doação 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Se viajou para outro estado, estarão aptos a doar depois de um mês da data de chegada. Quem teve a covid-19 só poderá doar sangue 30 dias após o desaparecimento de todos os sintomas.

Interessados em doar sangue podem comparecer no Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, entre 7h30 e 12h. A unidade também atende por agendamento no site https://hemoap2.reservio.com/.

 

 

Por: Janine Cruz

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL