Hemoap realiza programação especial para comemorar Junho Vermelho






O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) irá realizar entre os dias 12 e 14 de junho uma programação especial alusiva ao Junho Vermelho, mês em que é realizada uma campanha em todo o país para conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue.

No dia 12 os doadores assistirão a uma palestra com uma psicóloga sobre conselhos e dicas para conter um possível nervosismo no momento da doação de sangue.

No dia 13 a palestra será com uma nutricionista, que falará a respeito da importância da boa alimentação antes da doação e quais alimentos devem ser evitados pelos voluntários.

Para encerrar, no dia 14, data em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemoap preparou uma programação especial com bolo e música ao vivo com o cantor Zé Miguel, além da distribuição de brindes para os doadores.

A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Vales, explicou que a programação não é apenas para as pessoas que estiverem realizando doações no momento, mas é aberta ao público e a todos os que são ou já foram doadores voluntários.

“É uma forma de sensibilizar e incentivar a população sobre a causa. O Junho Vermelho tem como objetivo principalmente isso: trazer esse doador até o hemocentro para que ele se sinta acolhido e se torne doador de repetição”, explicou Vales.

O Hemoap vem enfrentando um sério problema de desabastecimento de bolsas de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos considerados mais raros, como A-, A+ e O-. Este último, além de ser raro, ainda é o doador universal e utilizado em casos de emergência, antes que seja determinado o tipo sanguíneo do paciente.

A regularidade das doações de sangue é de extrema importância para que a unidade consiga manter os estoques de sangue em um nível seguro.

 

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO