Telemedicina: parceria busca implementar projeto que aproxima médicos e pacientes por meio da tecnologia no Amapá

Compartilhe:





A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) faz parte de uma parceria que busca fornecer suporte diagnóstico e terapêutico em regiões que necessitam de atendimento especializado por meio da telemedicina. Trata-se do projeto Telesaúde, criado para aproximar médicos e pacientes através da tecnologia, agilizando a entrega de laudos, análise de exames e ampliando os diagnósticos. O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Ministério da Saúde (MS) e em parceria com o Hospital Albert Einstein.

No Amapá, o objetivo é proporcionar teleconsultorias em sete áreas médicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Incialmente, a ideia é atender os municípios de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Porto Grande, além das aldeias alcançadas pelo Distrito Sanitário Indígena/Amapá e Norte do Pará (Dsei).

O projeto foi apresentado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional de Sistema Único de Saúde (Proadi) do MS e busca utilizar a Central de Telemedicina do Hospital Albert Einstein para proporcionar a implantação de 120 ambulatórios de especialidades médicas por telemedicina para as Unidades Básicas de Saúde dos municípios da região Norte do Brasil.

Ainda no início de abril, três consultores do hospital visitarão o estado para ajudar na implantação do Telesaúde nos municípios. Eles indicarão o local de instalação do projeto em cada município.

Para cidades que atualmente não possuem essas especialidades, o Telesaúde será essencial para abranger os casos que ainda não tiveram acompanhamento médico. Além disso, a consulta à distância é uma opção mais segura para pacientes e profissionais de saúde em um período de pandemia de covid-19. 

"A parceria com o Hospital Albert Einstein traz grandes benefícios para os municípios contemplados, principalmente por conta das demandas de consultas especializadas que estão reprimidas devido à pandemia e que poderão ser solucionadas através dessa parceria", informou a gerente de Atenção Primária à Saúde, Nilma Pureza.

 

Por: Karla Santos /  Foto: Arquivo SESA

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Sade

 

 

Vitrine de Ofertas!


Variados produtos e melhores ofertas aqui direto das melhores lojas online.