O MÉTODO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO

O MÉTODO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO


O método científico-tecnológico (MC-T) é uma aposta para a produção de tecnologia de base científica. A base científica, além de ser sua grande limitação, é sua grande e principal característica. A razão disso é que os conhecimentos científicos funcionam como sua matéria-prima, insumos que são transformados em tecnologias, artefato material que materializa conhecimentos, através de um processo distinto de encapsulamento. Apesar de funcionam de forma razoável com conhecimentos de outras naturezas, é a partir da conjunção dos esforços científicos direcionados que o MC-T se torna mais potente. Essa conjunção é feita com intenção teleológica, o que presume que os conhecimentos a serem manuseados precisam apresentar determinadas configurações e escopo. Assim, não é qualquer tipo de conhecimento que pode servir de matéria-prima para ser transformada em tecnologia com o uso do MC-T. Como mostraremos, é necessário que a dimensão científica apresente respostas (conhecimentos) padronizadas para que a dimensão tecnológica possa ser operacionalizada.

O método científico-tecnológico apresenta duas dimensões interrelacionadas. A primeira é a dimensão científica, cujo desafio é disponibilizar os conhecimentos e proporcionar as habilidades que serão utilizadas na segunda dimensão, a tecnológica. Diz-se que a primeira dimensão é extrafísica porque trata com conhecimentos (cognitivos e operacionais), enquanto a segunda é física, porque lida com recursos físicos para o encapsulamento dos recursos extrafísicos. 

A intenção da materialidade, aliás, já pode ser percebida a partir do tipo de questão de pesquisa que o método exige. Enquanto as questões tipicamente científicas, que não têm como ponto central a operacionalização de suas descobertas, se preocupam apenas com a explicação da realidade, as questões exigidas pelo MC-T já têm direcionamento tecnológico. Por exemplo, questões do tipo “Quais são os elementos capazes de neutralizar a ação do Coronavírus em indivíduos jovens?” são tipicamente de ciência, enquanto questões no formato de “Quais são os elementos capazes compor um medicamento para a neutralização da ação do Coronavírus em indivíduos jovens?” marcam as de cunho científico-tecnológico.

As questões científicas têm como finalidade a produção de conhecimentos, explicações sobre a realidade. As questões científico-tecnológicas têm também a preocupação com a geração de explicações, mas vão além, buscando-se também responder questões operacionais. No nosso primeiro exemplo, o pesquisador estaria preocupado apenas em demonstrar que determinados elementos neutralizam a ação do vírus em pessoas abaixo de um limite de idade, enquanto o cientista, no segundo exemplo, também teria a mesma preocupação que seu colega pesquisador do primeiro exemplo, e mais o desafio de saber como produzir um medicamento com as descobertas que faria na primeira parte do estudo.

É p


Dr. Daniel Nascimento e Silva

Dr. Daniel Nascimento e Silva

PhD, Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)



O que achou deste artigo?