Caravana Federativa

Assembleia Legislativa do Amapá participa da Caravana Federativa



A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) marca presença na Caravana Federativa, que chegou ao estado nesta terça-feira (2). O evento, que se estende até sexta-feira (3), transformou o Parque de Exposições da Fazendinha, na zona sul de Macapá, em um importante ponto de encontro entre representantes dos governos federal e estadual, prefeitos, vereadores e deputados estaduais. Este evento de dois dias é organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com o apoio do Governo do Amapá.

“Teremos vários ministérios do Governo Federal presentes aqui, no Amapá, realizando atendimentos à população. Em vez de os secretários e prefeitos buscarem o atendimento em Brasília, Brasília veio para o Amapá resolver os problemas. Por isso, a participação dos gestores é fundamental”, declarou o coordenador do evento, André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos do Governo Federal.

Para o Amapá, a Caravana também incluiu técnicos do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, devido ao grande número de projetos executados no estado. O objetivo principal é fortalecer a cooperação entre os entes federativos.

A presidente da Alap, deputada Alliny Serrão (União), destacou que a presença da Caravana Federativa é um evento histórico para o Estado. “A Caravana Federativa traz atendimento, informação e cooperação entre os entes federados, prestando serviços do Governo Federal à sociedade em todos os estados brasileiros. Sabemos o quanto é importante sermos vistos pelo governo federal. Nosso estado é pequeno, com apenas 16 municípios, mas estamos no mapa do Brasil. Para nós, como deputada e presidente da Assembleia Legislativa, junto com os demais parlamentares, é uma grande missão. Entendemos que é preciso estarmos unidos para que juntos possamos ajudar a desenvolver o Estado do Amapá”, frisou.

Estiveram presentes na cerimônia, representando a Assembleia Legislativa, os deputados Jory Oeiras, Diogo Sênior, Rodolfo Vale, R. Nelson Vieira, Jesus Pontes, Fabrício Furlan, Hildegardo Gurgel e as deputadas Edna Auzier, Zeneide Costa, Dayse Marques, Aldilene Souza e Liliane Abreu. Os prefeitos Sebastião Bala Rocha (Santana), Márcio Serrão (Laranjal do Jari), Bruno Mineiro (Tartarugalzinho), Dudão (Mazagão), Beth Pelaes (Pedra Branca do Amapari), Ary Duarte da Costa (Vitória do Jari) e a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, também prestigiaram o evento.

A ação itinerante promovida pelo Governo Federal acontece em todo o Brasil com o objetivo de debater novas políticas públicas e o desenvolvimento regional. Conduzida pelo Ministro de Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, e pelo Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a caravana busca fortalecer a parceria entre os governos Federal, estadual e municipal. Anfitrião do evento, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que a presença da Caravana Federativa estreita o diálogo do Governo Federal com os estados e municípios. “E os frutos estão vindo! Somos a segunda unidade da federação que mais captou recursos federais que estão sendo investidos no crescimento do Amapá”, destacou o governador.

Um dos articuladores para a vinda da Caravana ao Amapá, o senador Davi Alcolumbre, enfatizou o significado do momento. “Hoje, estamos tendo por parte do Governo Federal a compreensão da importância desse torrão chamado Amapá. Hoje, um volume extraordinário de recursos federais está sendo destinado ao nosso Estado”, comentou Davi Alcolumbre.

Durante o evento, o ministro do Esporte, André Fufuca, apresentou as ações da pasta para os municípios de Macapá e Santana. A construção de dois espaços livres, um na capital Macapá e outro no município de Santana, é um dos destaques. “São espaços de 1.500 metros quadrados que irão proporcionar lazer e esportes, e principalmente, perspectiva de dignidade e crescimento para estas comunidades”, frisou, destacando que os espaços serão construídos em áreas de alta vulnerabilidade social. Lugares que nunca receberam nenhum tipo de estrutura esportiva construída.

Criada em 2023 pelo Governo Federal, a Caravana Federativa visa aproximar o governo dos estados e municípios, resultando em melhorias nas políticas públicas. O programa já passou por diversos estados brasileiros, como Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

 

Por Everlando Mathias

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL