Waldez assina decreto que regulamenta o Fundo de Aval para empreendedores do Amapá


A iniciativa vai oferecer R$ 3 milhões em garantia de crédito para atividades empreendedoras formais da cadeia produtiva amapaense.


Assinatura do Decreto N° 2074 que regulamenta o Fundo de Aval do Amapá.

Nesta sexta-feira, 18, o governador Waldez Góes assinou, na presença de representantes do setor de turismo – área que foi muito afetada pela crise econômica decorrente da pandemia –, o decreto 2074 que dispõe sobre a regulamentação do Fundo de Aval do Estado do Amapá (Funaap), que possibilitará a contratação de crédito para investimento das empresas.

O Funaap faz parte das medidas socioeconômicas estabelecidas pelo governo no início deste ano. A iniciativa vai oferecer crédito para atividades empreendedoras formais dos setores de turismo, eventos, bares e restaurantes, dentre outros, e, em alguns casos, sem que eles precisem apresentar garantias próprias de quitação dos valores a serem adquiridos.

"O setor do turismo foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia. No Amapá, nós temos trabalhadores que sobrevivem dessas atividades econômicas e o governador nos recebeu para dialogar e ouvir nossas necessidades, como também de outros segmentos", disse Sandro Belo, representante da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

O diretor técnico da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Guarabichaba Martins, ressaltou a importância desse fundo de aval para o avanço e ampliação da concessão de crédito aos empreendedores amapaenses e a prioridade é para projetos de desenvolvimento de cadeias produtivas e economia verde.

“Este fundo vai dar maior seguridade às ações da Afap, que segue regulamentação do Banco Central, e possibilitar que mais empreendedores do nosso estado sejam financiados e possam retomar suas atividades o quanto antes”, destacou Guarabichaba.

O governador Waldez assegurou que o valor de R$ 3 milhões é inicial e que, conforme os financiamentos forem sendo liberados, serão injetados mais recursos no Funaap para acelerar o crescimento da economia no estado.

“Não se fixem a valores, eu quero que o crédito gire. Não quero recursos imobilizados. Assim que as operações forem acontecendo, nós vamos repassar mais”, garantiu Waldez.

O chefe do executivo destacou, ainda, que o fundo de aval além de facilitar o acesso ao crédito na Afap, é mais uma medida voltada para a retomada econômica e, sobretudo, responsável.

 Foto: Marcelo Loureiro

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL