Seed apresenta o Censo Educação Básica 2021 para gestores escolares do Amapá


Evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Seed no YouTube. Prazo de encerramento da coleta de informações é de 18 de junho a 23 de agosto.


A Secretaria de Estado de Educação (Seed) apresentou nesta sexta-feira, 18, uma live sobre o lançamento do Censo Escolar de Educação Básica 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Trata-se do maior levantamento de dados estatísticos educacionais em todo país. Durante a live, gestores das redes pública e privada do estado puderam entender como funciona a plataforma e sanar dúvidas. 

As informações obtidas pelo Censo Escolar formam a base das políticas de educação básica no Brasil, e servem de orientação tanto sobre a repartição dos recursos entre estados e municípios como sobre a implementação de programa pelo governo federal e pagamento de professores.

No Amapá, o Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Seed é quem coordena a ação. A coordendora do Censo Escolar no Estado, Socorro Tolosa, ressaltou que os gestores e secretários escolares têm o prazo de 18 de junho a 23 de agosto para cadastrar no Sistema Educacenso as informações referentes à declaração de dados das unidades de ensino das quais fazem parte.

“Os diretores escolares das unidades de ensino do Amapá precisam ficar atentos para cumprir com a coleta de dados no período de 18 de junho a 23 de agosto. O Censo não é opcional, todas as escolas são obrigadas a fazer”, reforçou a coordenadora.

O evento virtual contou com a participação da coordenadora Geral do Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Célia Gedeon, que abordou em seu discurso a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sua correlação com o Censo Escolar.

“Nosso carinho e cuidado precisam ser redobrados para preservar e zelar os dados que possuímos, como se fossem nossos filhos”, enfatizou Célia.

Também participaram da transmissão, o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, e o técnico do Censo Escolar do Amapá, Agecivaldo Ferreira. O evento foi aberto ao público e registrou a presença de participantes de todos os municípios do estado e de diversas partes do Brasil.

Clique  aqui  para acessar a plataforma Educacenso

Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, o Inep deve divulgar os relatórios por escola, no Educacenso, para conferência, ratificação e retificação dos dados, caso necessário. A previsão é de que a preparação e divulgação dos dados finais sejam feitas entre 16 de dezembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022.

As estatísticas da educação básica devem ser divulgadas no dia 31 de janeiro do próximo ano. A 2ª Etapa acontecerá de 1º de fevereiro a 17 de março de 2022.

 

Por: Wellington Costa .Colaboradores: Fernando Carneiro

Foto: Divulgação/Seed

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL