MP-AP dialoga com Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Macapá para ações conjuntas no combate à violência doméstica



A titular da 2ª Promotoria da Mulher de Macapá do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotora de Justiça Andréa Guedes, recebeu nesta sexta-feira (16), visita institucional da titular da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para às Mulheres de Macapá (CMPPM), Simone Ferreira. Durante o encontro, a representante do MP-AP e a coordenadora do CMPPM dialogaram sobre ações conjuntas no combate à violência doméstica na capital amapaense e a importância dessa parceria interinstitucional também no acolhimento das vítimas.

A gestora municipal reforçou que a intenção é estreitar laços para construir parcerias para  os programas do Município que acolham e orientem mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. Andrea Guedes aproveitou a oportunidade e garantiu que o MP-AP atuará de forma participativa com a Rede de Atendimento à Mulher (RAM), nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

A titular da 2ª Promotoria da Mulher do MP-AP, inclusive, revelou que pretende retomar o aplicativo SOS MULHER, premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em 2019, com o 1º lugar na categoria Tecnologia da Informação. Andrea Guedes ressaltou que já está em contato com o Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público para efetivar essa medida.

Ao final da visita, a promotora de Justiça agradeceu a iniciativa da coordenadora e elogiou o empenho da mesma em buscar fortalecer os laços com parceiros para o enfrentamento da violência doméstica e acolhimento das vítimas. Andréa Guedes disse, ainda, que irá até a sede da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Macapá para conhecer o espaço e continuar o diálogo.

"A violência contra a mulher precisa ser combatida com afinco. Precisamos minimizar os dados de forma realista, com olhar vigilante e principalmente com união entre as instituições do poder público e entidades ligadas à rede de proteção. Para isso, é necessário união e um trabalho coeso e coletivo, pois, só assim a gente pode mudar essa realidade e promover a paz social. Portanto, parabenizo a coordenadora do CMPPM por vir ao nosso encontro. Chegamos nesta função para nos empenharmos nessa luta”, destacou a promotora Andrea Guedes.

 

Sobre o SOS Mulher

O “SOS Mulher” é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia do MP-AP e foi lançado, junto com a Prefeitura de Macapá (PMM), em maio de 2018.

O App disponibiliza às mulheres vítimas de violência uma ferramenta que permite identificar com rapidez o local exato onde ocorrem as agressões sofridas. Uma vez instalado, a mulher poderá cadastrar até cinco nomes de sua confiança, que serão acionados, em caso de emergência, por meio de um botão do “pânico”. A partir daí, automaticamente, serão enviadas mensagens de socorro aos contatos cadastrados, com a exata localização da vítima.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Gerente de Comunicação – Tanha Silva

Núcleo de Imprensa

Texto: Elton Tavares

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO