Programação Cultural marca os 68 anos do Mercado Central


O evento iniciou às 15h com o Festival Enchef’s Amapá e contou ainda com o Game of Skate e uma exposição de carros antigos. Um baile encerrou as comemorações.


A tarde de segunda-feira (13) foi alegre, reunindo famílias, grupos de amigos, amantes da boa gastronomia e jovens praticantes de esporte radicais na programação de aniversário de 68 anos do Mercado Central, realizada pela Prefeitura de Macapá, através do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur).

O evento iniciou às 15h com o Festival Enchef’s Amapá. A seletiva do estadual teve três finalistas que apresentaram pratos que remetem à gastronomia popular, com receitas inéditas contendo ingredientes e temperos da região norte.

O vencedor da seletiva estadual foi o chef Cássio Balieiro, que apresentou o prato Latitude Zero, que é um delicioso crepe com doce de cupuaçu e calda de açaí. O chef vencedor participará do festival na fase nacional, concorrendo ao Prêmio Dólmã – considerado o Oscar da gastronomia.

“Trouxe uma releitura de sobremesa tradicional da alta gastronomia e coloquei nossos insumos naturais, porque não temos uma sobremesa que represente o Amapá, a região norte. Ainda estou me acostumando com o resultado, fui pego de surpresa, pois os outros participantes são excelentes profissionais. Para mim foi uma sensação diferente, justamente porque não foi um prato principal, e sim uma sobremesa, fui um tanto quanto ousado e graças a Deus o resultado foi positivo”, comemora o chef de 41 anos.

  •  
  •  

Durante a programação, o Game of Skate acontecia no calçadão do mercado, o espaço ficou tomado pelos jovens que participavam da disputa e por famílias que prestigiaram o evento que, simultaneamente, fazia exposição de carros antigos, ao lado do mercado.

Quem acompanhou a programação durante a tarde ainda pôde aproveitar o Baile no Mercado, que contou com apresentação de gafieira com casal Alan e Vic, professores de dança que oferecem aulas gratuitas a cada 15 dias no local. Após o casal, o baile continuou para quem prestigiava o evento.

  •  
  •  
  •  

O Mercado Central foi o único ponto turístico que permaneceu aberto durante a pandemia, mantendo as medidas sanitárias. O aniversário do Mercado é uma data importante tanto para os empreendedores que trabalham no local desde sua inauguração, quanto para a população, que tem carinho pelo local com fregueses assíduos há anos.

“A população abraçou o evento e compareceu em massa, respeitando as medidas sanitárias, tivemos uma grande aceitação com a programação cultural bastante diversificada, abrangendo todos os públicos. Felizmente os macapaenses ajudaram e abrilhantaram ainda mais o aniversário do Mercado”, conta Benicio Pontes, diretor-presidente do MacapaTur.

 

Por Viviane Monteiro

     



    Deixe seu Comentário

     

    VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO