Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Alunos de Macapá participam das Paralimpíadas Escolares em Brasília

Os estudantes foram selecionados na 1ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares, realizado em maio.

Três estudantes da rede municipal de Macapá embarcaram na segunda-feira (8), para o início de uma viagem que promete ser inesquecível. O trio se juntou à delegação amapaense rumo a etapa regional das Paralimpíadas Escolares, que acontece em Brasília (DF). Esta é a primeira vez que a Prefeitura envia paratletas para a competição.

Os alunos selecionados para o campeonato foram Marcus Boaz, Aylla Vitória e Mariana Lourrane. Os paratletas vão participar de seis modalidades, do arremesso de peso ao atletismo.

Aylla Vitória e Mariana Lourrane vão representar o Amapá nas Paralimpíadas Escolares | Fotos: Ingra Tadaiesky/PMM

 

Na de expectativa, Marcus Boaz, de 10 anos, contou ter treinado com empenho para a competição, recebendo o apoio de toda a família. “Tô ansioso e nervoso, mas muito empolgado também. Estou viajando para trazer uma medalha para cá”, disse, determinado.

O prefeito Dr. Furlan, e o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, fizeram questão de acompanhar os estudantes no embarque no Aeroporto Internacional. O momento inédito é um reflexo direto das medidas de inclusão realizadas pela Prefeitura de Macapá desde o ano passado, a exemplo da 1ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, foi desejar boa sorte aos paratletas no Aeroporto Internacional | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

 

A preparação para a competição foi extensa e completa. Os estudantes selecionados participam de treinamentos desde o anúncio da seleção, com encontros frequentes no campo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Além disso, os atletas tiveram acompanhamento no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, com exames e avaliações.

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para estudantes com deficiência do Brasil. Na fase regional em Brasília, também participam atletas dos estados de Roraima, Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. A etapa regional segue até sábado (13).

Jogos Paradesportivos
Os estudantes que participarão da etapa regional das Paralimpíadas Escolares foram selecionados a partir dos Jogos Paradesportivos realizados pela Prefeitura de Macapá, em maio. O evento teve a participação de 169 crianças da rede municipal de ensino.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

Preparação para viagem contou com treinos e acompanhamento médico | Fotos: Ingra Tadaiesky/PMM

 

Por Léo Nilo, Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.


O que achou desta notícia?