Fotos: Ianca Moreira

Concurso da Receita Estadual: 64% dos candidatos comparecem às provas objetivas para cargo de auditor

Exames de conhecimentos gerais e específicos acontecem neste domingo, 25. O gabarito está previsto para ser divulgado na segunda-feira, 26.


As provas objetivas para o cargo de auditor da Receita Estadual acontecem neste domingo, 25. No turno da tarde, 64,05% dos 4.414 candidatos compareceram ao local de prova para fazer as avaliações de conhecimentos específicos, enquanto 35,95% deixaram de ir. 

Já no turno da manhã - durante a aplicação das provas de conhecimentos gerais, 66% dos concorrentes  compareceram. As informações são da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca responsável pela organização do certame. 

As provas objetivas compõem a primeira etapa do certame, que é de caráter eliminatório e classificatório.

Será considerado habilitado para as próximas fases do certame, o candidato que obtiver o mínimo de 60% de acertos nas duas provas; não tiver zerado em nenhuma disciplina; e estiver classificado até a posição-limite estabelecida no edital.

A divulgação do gabarito das provas objetivas está previsto para a segunda-feira, 26.O certame oferece 100 vagas de cadastro de reserva para o cargo de auditor, com remuneração inicial de R$22.019,25.

A amapaense Dirley Cardoso, enfermeira e professora pela Universidade Federal (Unifap), disse que sua principal motivação para concorrer a uma vaga é a busca por uma nova carreira e melhoria salarial.

“Minha expectativa é das melhores com base na minha trajetória de estudo e preparação  para esse concurso”, afirmou Dirley.

Outra concorrente, a contadora Rosane Vidal, disse que garantir uma vaga seria um sonho realizado. Natural de Rondônia. Ela se prepara integralmente há 4 anos para concursos da área fiscal. 

“Eu prefiro me estabelecer profissionalmente na região Norte, me atrai muito pelo salário e a cidade de Macapá também  é bem aconchegante”, avaliou.

Já o cearense Marcondes Chaves é servidor público federal. Ele veio para o estado com sua esposa e ambos estão concorrendo às vagas do certame, atraídos pela função e a remuneração salarial.

“Já atuamos em uma universidade federal mas onde a carreira é completamente diferente e a remuneração muito distante da que está sendo ofertada aqui. Por isso, decidimos garantir vagas nesse concurso e estabelecer uma vida próspera aqui em Amapá”, revelou Marcondes.

A secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Regina Duarte, esteve nos locais de prova para a realização da auditoria. Ela falou sobre as próximas etapas do certame. 

“Seguem-se, agora, exames documental e de saúde e, por último, o Programa de Formação. Esse é um concurso muito aguardado , principalmente pelos amapaenses que compreendem 70% do total de concorrentes. Estamos orgulhosos e emanando boas vibrações a todos os candidatos”, frisou a gestora. 

Acompanhamento e informações

Os atos relativos a este concurso (editais, convocações, avisos e resultados), até a sua primeira fase serão publicados no site da Sead (www.sead.ap.gov.br), no Diário Oficial do Estado do Amapá (https://diofe.portal.ap.gov.br) e no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

As demais fases do Concurso Público serão publicadas exclusivamente no site da Sead (www.sead.ap.gov.br) e Diário Oficial do Estado do Amapá.

Mais concursos

Em 2022, o Governo do Amapá já lançou os editais para os concursos da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Receita Estadual, Educação, Polícia Técnica Científica (Politec) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim como também formou as comissões dos certames para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM e do CBM.

Os novos certames fazem parte do calendário de concursos do Estado do Amapá e integram o planejamento e aperfeiçoamento da gestão pública.

Por Nathacha Dantas




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos