Comitiva do TJAP, MP-AP e DPE realiza visita aos povos indígenas da Aldeia Wajãpi



A juíza Fabiana Oliveira, titular da Vara Única de Competência Geral da Comarca de Pedra Branca do Amapari e membro da Coordenadoria de Proteção e Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas, visitou, na quarta-feira (28), as aldeias Wajãpi localizadas em sua comarca: Aramirã, Manilha e CTA. A incursão, realizada juntamente com o promotor Fabiano Castanho (MP-AP) e a defensora Helena Lucia Romero dos Santos (DPE), contou com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

De acordo com a magistrada, o objetivo da visita era verificar condições de eletrificação e energia fotovoltaica, com inspeção técnica das baterias e equipamentos, além de conhecer dois postos de saúde e duas escolas que atendem às comunidades. A comitiva conversou com indígenas e com os profissionais ali lotados e responsáveis pelo atendimento diário a estes cidadãos.

“Esta visita é uma forma de fazer o Poder Judiciário sair dos gabinetes e conhecer o modo de vida e a realidade dos povos que atendemos”, garantiu a magistrada.

“Eles ainda falam a língua mãe e foi uma experiência muito rica e com certeza, a partir de hoje, minha visão será diferente, com um carinho especial por estes povos e buscando os direitos e garantias que cabem aos nossos povos indígenas”, concluiu a juíza Fabiana Oliveira, titular da Vara Única de Competência Geral da Comarca de Pedra Branca do Amapari.

 

Por Aloísio Menescal


Veja fotos





O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos