Foto: Ascom Seed

"É fruto do meu empenho e do auxílio dos meus professores", diz aluna que fez 960 pontos na redação do Enem

Aos 17 anos, Anna Flávia Pereira é aluna da Escola Barroso Tostes, em Santana. Outros alunos da rede estadual também celebram o bom desempenho.


A estudante Anna Flávia Pereira, de 17 anos, formada pela Escola Estadual Barroso Tostes, de Santana, conquistou 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2022. Para a adolescente, que é vestibulanda de Medicina, o resultado é fruto do apoio dos professores e de uma rotina rigorosa de estudos, também fora da escola.

“Com todo esse empenho e dedicação, o resultado veio”, comemora a menina, que presta o exame desde o primeiro do ano do ensino médio.

Desde que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enem, no dia 9 de fevereiro, as escolas da rede estadual celebram os bons desempenhos de seus estudantes, especialmente na redação do exame, que teve como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

A escola Augusto dos Anjos, de Macapá, contabilizou, até o momento, 21 alunos com notas acima de 900 pontos e 47 alunos com notas acima de 800 pontos na redação. Em Santana, a festa foi na escola Barroso Tostes, que conseguiu nove alunos com notas acima de 900 pontos e 11 com notas acima de 800 pontos. Além deles, estudantes de outras escolas estaduais também tiraram notas altas.

Preparação

Já a Clara Beatriz de Souza fez 920 pontos na redação. Ela se formou na Escola Estadual Profª Maria Cristina Botelho Rodrigues, de Porto Grande.

A menina conta que o apoio de familiares e de seu professor Cleydson, assim como assistir vídeos na internet, foram pontos que fizeram total diferença para obter o resultado positivo na redação.

“Eu via vídeos que explicavam as ideias de alguns filósofos, livros, séries e sociologia, como Karl Marx, Émile Durkheim; o livro Cidadão de Papel, que utilizei na redação; e outros repertórios culturais que com certeza influenciaram na preparação para o dia da redação no Enem”, comentou a aluna.

Acesso ao ensino superior

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Com base nas notas e desempenho no exame, os candidatos são classificados e selecionados em diferentes cursos e instituições.

A inscrição para o Sisu 2023 será de 16 a 24 de fevereiro. E o Prouni, específico para estudantes de baixa renda, será de 28 de fevereiro a 3 de março de 2023.

 

 

Por: Caroline Mesquita




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos