Reprodução Internet
Região Norte enfrenta desafios para alcançar metas de controle para pessoas com diabetes e hipertensão

Região Norte enfrenta desafios para alcançar metas de controle para pessoas com diabetes e hipertensão

Resultado médio no indicador de acompanhamento de pessoas com diabetes foi 34,1% e de pessoas com hipertensão, 36,4%


ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que apoia gratuitamente governos no aprimoramento de serviços de saúde pública, analisou dados do último quadrimestre de 2023 do Previne Brasil – atual programa federal que vincula parte dos recursos da Atenção Primária à Saúde (APS) ao cumprimento de metas assistenciais. 

Em relação à região Norte do país, que compreende os estados do Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO), a ONG constatou que não foi atingido o cuidado mínimo esperado de pessoas com diabetes e hipertensão. Além de realizar uma consulta por semestre em ambos os casos, a meta consiste em dosar a hemoglobina glicada a cada seis meses e aferir a pressão arterial a cada seis meses em 50% dos pacientes com essas condições. Os resultados médios foram de, respectivamente, 34,1% e 36,4%.

No período, a região também não alcançou a meta de realizar a coleta do exame citopatológico, meio principal para rastreio de câncer de colo de útero, em 40% das mulheres entre 25 e 64 anos. O resultado médio foi de 31,3%. Em relação à cobertura vacinal (poliomielite e pentavalente) para 95% das crianças de até um ano, a região alcançou resultado médio de 77,8%, e 82,4% dos municípios ficaram abaixo do objetivo.

Dentre os resultados do Norte nos indicadores, a região teve o melhor desempenho em realizar testes de HIV e sífilis em gestantes, com resultado médio de 80,42% de cobertura, atingindo a meta de 60% estipulada pelo Previne Brasil.

 

Solução digital gratuita em saúde pública para a região Norte

A ImpulsoGov, que já atendeu mais de 100 municípios brasileiros, vai reforçar na região Norte a atuação do Impulso Previne – seu software que mostra às prefeituras quem são as pessoas que o SUS ainda não consegue atender. 

Por meio de um investimento de R$ 12 milhões divididos pela Umane e BNDES, a ONG está ampliando o programa para mais 240 municípios no Norte e Nordeste. Secretários de Saúde e coordenadores da Atenção Primária de Saúde de ambas as regiões podem se inscrever na iniciativa gratuita por este link.

O Impulso Previne é uma solução digital que apoia cidades na gestão da saúde pública sem nenhum custo. A plataforma centraliza análises e recomendações sobre os principais indicadores de prevenção do SUS e as ferramentas disponibilizadas mostram às prefeituras quem são as pessoas que estão com atendimento pendente.

Os municípios apoiados recebem acesso a listas nominais – que indicam, por exemplo, quem são as mulheres que ainda não fizeram o exame preventivo de câncer de colo de útero e qual é a equipe de saúde responsável por identificá-la e oferecer o exame – e também as trilhas de capacitação.

A ONG também oferece apoio técnico especializado aos profissionais de saúde, para desenvolverem planos de ação de melhoria de cada indicador a partir das ferramentas disponibilizadas.

 

Sobre a ImpulsoGov

Fundada por João Abreu e Isabel Opice, a ImpulsoGov é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas e soluções gratuitas para impulsionar o uso inteligente de dados e tecnologia no SUS, para que todas as pessoas no Brasil tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. A ONG transforma dados existentes em informações úteis, permitindo que gestores públicos e outros profissionais de saúde meçam desafios e impactos, identifiquem vulnerabilidades, visualizem cenários e tomem decisões baseadas em evidências para melhorar continuamente as políticas públicas de saúde em seus municípios. A ImpulsoGov já apoiou mais de 100 municípios onde vivem 6 milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS para ter acesso a quaisquer serviços de saúde. Saiba mais em: https://www.impulsogov.org/




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos