Festival Brasil Sabor: amapaenses participam da final nacional do concurso gastronômico Abrachefs 2024
Pela 1ª vez no Amapá, evento com apoio do Governo do Estado, reúne profissionais de todos os estados brasileiros.
A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) deu início nesta sexta-feira, 31, a 18ª edição do Festival Brasil Sabor, tendo como palco o Novo Trapiche do Santa Inês, às margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá. Promovido com o apoio do Governo do Estado, essa é primeira vez que o Amapá sedia a final do concurso nacional Abrachefs Brasil 2024, que reúne profissionais da gastronomia de todos o país.
O investimento no Festival Brasil Sabor faz parte da política de fortalecimento do turismo, a partir de grandes eventos, estabelecida no Plano de Governo da gestão, com a finalidade de aquecer a economia e gerar mais emprego e renda para a população.
Representando o Amapá, nesta final, Fabrício Pires (chefe de cozinha) e Lucas Uchoa (bartender) prometem dar o melhor, para conquistar o prêmio e exaltar a conquista no Meio do Mundo.
Nesta sexta-feira, 31, o chef Fabrício Pires participou da disputa, preparando um prato de filhote com pêsto de castanha do Pará e manjericão, acompanhado com arroz de Tucupi e farofa da farinha de ralo também com castanha do Pará. “Dever cumprido, deu tudo certo e eu sei que fiz o meu melhor, agora é aguardar o resultado” contou aliviado o chefe de cozinha.
No domingo, dia 2, será a vez da apresentação do bartender Lucas Uchôa, que vai em busca do título preparando uma bebida com o fruto regional mais amado por todos os amapaenses, o açaí. Vencedor da seletividade regional, em 2023, Lucas conta que não pode falar o que vai fazer, mas adianta que atenderá ao critério de utilizar um produto regional, no caso, o saboroso fruto.
“A ansiedade é grande, mas garanto que será algo muito bom, feito com açaí. O Clima entre os competidores é amistoso, a gente ficou muito feliz da final está acontecendo aqui no Amapá. Eu prometo que vou fazer o meu melhor e torcer para que o prêmio seja do Amapá” destacou com expectativa, o bartender.
De acordo com o coordenador do Festival Brasil Sabor, Sandro Bello, “o evento congrega tudo o que há de melhor no mercado e por isso o Amapá não poderia ficar de fora”.
Para avaliar os chefes de cozinha de todo o Brasil, o estado recebeu um corpo de jurados conceituados, composto por três chefs internacionais franceses e um peruano. No domingo, 2, um novo corpo de jurados se une para avaliar também o melhor Bartender Brasileiro.
A Secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão, falou do apoio do Governo do Estado no evento que movimenta a economia e apresenta o Amapá como um local atraente para o turismo.
“Esse é mais um investimento do Governo do Estado aos grandes eventos, para atrair o turista, gerar entretenimento, garantir a geração de emprego, renda e fomentar a economia, e o Festival Brasil Sabor, congrega todas essas variantes econômicas” garantiu a secretária.
Por: Leidiane Lamarão