MP-AP participa da posse dos eleitos dos Poderes Executivo e Legislativo de Macapá
A procuradora-geral de Justiça substituta do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Raimunda Clara Banha Picanço, participou nesta quarta-feira, 1ª de janeiro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Macapá (CMM),da cerimônia de posse dos eleitos nas Eleições Municipais 2024, em Macapá. Durante a solenidade, foram empossados o prefeito Antônio Paulo de Oliveira Furlan (reeleito), o vice-prefeito Mário Rocha de Matos Neto e os 23 vereadores do Legislativo Municipal para o quadriênio 2025 – 2028. Os promotores de justiça Iaci Pelaes e João Paulo Oliveira Furlan também prestigiaram a solenidade.
A Sessão Solene de Instalação da 14ª Legislatura foi presidida pela vereadora de mais idade, Pastora Léa Pelaes. No ato, representantes dos Poderes Executivo, Dr Furlan, e do Legislativo, a vereadora mais jovem, Luana Serrão, agradeceram a confiança da população macapaense e destacaram as metas e propostas para o desenvolvimento do município para a melhoraria da qualidade de vida dos cidadãos.
A Procuradora-Geral de Justiça (PGJ) substituta compôs o dispositivo junto com o vice-governador do estado do Amapá, Antônio Teles Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Adão Carvalho; o conselheiro do Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP), Amiraldo Favacho; o deputado estadual R. Nelson Vieira, representando a Assembleia Legislativa do Amapá e o vereador Claudiomar Rosa.
Na função de secretário Ad Hoc, o Vereador Claudiomar Rosa foi quem recebeu as cópias dos diplomas dos empossados, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá (TRE-AP) e suas declarações de bens.
Após as assinaturas dos termos de posse, ocorreu a eleição para a Mesa Diretoria da Câmara Municipal de Macapá (CMM), na qual a chapa do vereador Pedro dos Santos Martins (DaLua) foi vencedora, obtendo 17 dos 23 votos. Fazem parte da chapa de Dalua os vereadores: Margleide Alfaia, Joselyo E Mais Saude, Japão e Ruzivan.
Clara Banha parabenizou os empossados. “Desejo sucesso na gestão do executivo e do legislativo municipal. O Ministério Público do Amapá acredita e defende a importância do trabalho em harmonia entre as instituições, entre os poderes. Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário para que todo o trabalho vindouro resulte em benefícios à população macapaense”.
Vereadores eleitos:
- Alexandre Azevedo (Podemos)
- Daniel Theodoro (PSOL)
- Marcelo Dias (PRD)
- Paulo Nery (PSD)
- Pastora Léia Pelaes (PDT)
- Caetano Bentes (Podemos)
- Pedro Dalua (União)
- João Mendonça (PRD)
- Elenice (Podemos)
- Maraina Martins (Rede)
- Cláudio (SD)
- Luany Favacho (MDB)
- Bruno Igreja (MDB)
- Alessandro (PDT)
- Japão (SD)
- Patrick Monte (MDB)
- Luana Serrão (União)
- Margleide Alfaia (PDT)
- Banha Lobato (União)
- Joselyo E Mais Saude (PP)
- Claudiomar Rosa (PT)
- Ruzivan (Republicanos)
- Ezequias (PSD)
Por Mônica Nascos