Seleção amapaense conquista medalha de ouro em campeonato de basquete
Disputa aconteceu em Salvador, na Bahia. Ao todo, oito passagens foram garantidas para as jogadoras.
Apoiada pelo Governo do Estado, a seleção amapaense feminina conquistou uma medalha de ouro no 17° Campeonato Norte/Nordeste de Basquete Master, na categoria com mais de 45 anos, em Salvador (BA). O time tucuju jogou contra equipes de Alagoas e Rondônia para conquistar o título do torneio.
A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão, que consiste em apoiar atletas em competições e fomentar a prática esportiva regional. Ao todo, oito passagens para as jogadoras foram garantidas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
A equipe amapaense realiza seu treinamento nos dias de terça e quinta-feira, das 18h às 19h30h, no Ginásio Avertino Ramos. A atleta Jalena Pinon, de 49 anos, é coordenadora da equipe nacional da Federação Brasileira de Basquete Máster e representou o Amapá na competição.
“É uma honra poder representar e conquistar esse título para o nosso estado. Os jogos foram um desafio, mas nossa equipe mostrou uma grande união e espírito de luta. Nossa preparação está contínua e agradecemos o apoio do Governo para as nossas competições, pois assim levamos o nome do Amapá para fora”, ressaltou Jalena.
A técnica Socorro Alcantara, de 63 anos, participou da conquista como técnica do time. Ela iniciou a modalidade no ano de 2013, na qual pouco tempo já começou a disputar campeonatos na categoria 45+.
“O sentimento de ter participado e trazido o primeiro lugar para o estado é indescritível. Poder ajudar como atleta e motivar as meninas, que se impressionam com minha paixão pelo esporte, traz o melhor e mais sincero sentimento de união. Com certeza estou pronta para contribuir para o basquete feminino ser cada vez mais desenvolvido”, frisou a treinadora.
Investimento no esporte
A secretária de Estado do desporto e Lazer, Cibely Peixoto, destacou que o sucesso da seleção amapaense no torneio em Salvador é um exemplo de como o investimento governamental pode impactar positivamente o esporte regional.
“Nós não nos limitamos a apoiar o desporto somente dentro do nosso estado. O nosso objetivo é levar os talentos amapaenses para o mundo. Todas as modalidades são abrangidas, como wrestling, basquete e também atletas paralímpicos, para que, com políticas públicas eficientes, todos possam trazer títulos e troféus para a nossa terra”, afirmou Cibely.
Por: Mikhael Santos