Foto: Nayana Magalhães e Albenir Souza/GEA
Marco Zero do Equador eé iluminado em ação pela causa LGBTQIAP+

Marco Zero do Equador eé iluminado em ação pela causa LGBTQIAP+

Luzes serão projetadas, neste sábado, 2, às 18h30, com as cores do arco-íris que representam a bandeira da diversidade.


O Monumento Marco Zero do Equador, um dos principais e mais representativos cartões postais do Amapá, vai ficar mais colorido e iluminado neste sábado, 2, a partir das 18h30. A projeção de luzes nas cores do arco-íris, representando a bandeira da comunidade LGBTQIAP+, é uma ação do Governo do Estado em apoio a diversidade e ao combate à discriminação.

A iluminação, programada para durar 60 minutos, faz parte da programação para celebrar a 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá, que acontece neste domingo, 3, no Complexo do Araxá, na orla do Rio Amazonas.

A secretária de estado do Turismo, Anne Monte, responsável pelo monumento, explicou que atos como esse, que promovam a reflexão para causas sociais, são importantes para chamar a atenção do público.

“O monumento é um dos nossos principais pontos turísticos do estado. Esse também é um gesto de sensibilização, de acolhimento, mas sobretudo, respeito à comunidade LGBTQIAP+, inclusive é uma pauta que temos tratado dentro do setor do turismo, pois é um segmento inclusivo, de todos e para todos”, justificou a secretária.Outra iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) foi o lançamento da Cartilha LGBTQIAP+. O documento tem como objetivo fazer o público compreender os termos e os desafios enfrentados pela comunidade no turismo e como superá-los, garantindo experiências positivas.

Para Anne Monte, é importante que a população compreenda a diversidade cultural e o quanto o turismo pode ser inclusivo e respeitoso.

“Já existe um segmento do turismo específico para esse público e que tem ganhado uma proporção gigantesca mundo afora, e aqui no Amapá nós também levantamos essa bandeira”, justificou a secretária de Turismo.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o público LGBTQIAP+ representa um em cada 10 viajantes no mundo e 15% de todo o faturamento do setor.

Parada

Neste domingo ocorrem as edições, deste ano, da Marcha e Parada do Orgulho LGBTQIA+. O evento, com apoio do Governo do Estado, terá início às 15h, no Complexo Turístico do Araxá, com caminhada até o anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá.

 

Por Luan Rodrigues




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos