Prefeitura de Calçoene mantém Sítio Arqueológico em condições ideais para turismo

Prefeitura de Calçoene mantém Sítio Arqueológico em condições ideais para turismo



A Prefeitura de Calçoene, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), tem se dedicado à preservação e manutenção do patrimônio arqueológico da região. Na última semana, foram realizados serviços de limpeza e roçagem no Sítio Arqueológico, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

O Sítio Arqueológico de Calçoene é um importante local histórico que atrai a atenção de turistas e pesquisadores de todo o país. Com a chegada da temporada de verão, a cidade recebe um número significativo de visitantes que buscam conhecer a rica história do local.

O sítio abriga vestígios de uma civilização pré-colombiana, com pinturas rupestres e estruturas arquitetônicas que remontam a tempos ancestrais. A sua conservação é fundamental para a preservação da memória e identidade do povo da região, além de constituir um valioso acervo cultural para toda a humanidade.

A limpeza e roçagem realizadas pela Prefeitura de Calçoene têm como objetivo garantir que o Sítio Arqueológico esteja sempre em condições ideais para receber visitantes, proporcionando a todos uma experiência enriquecedora e segura. Além disso, a parceria com o IEPA permite o acompanhamento técnico-científico das ações, assegurando que o patrimônio histórico seja tratado com o devido cuidado e respeito.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, esta iniciativa é parte de um projeto mais amplo que visa a revitalização de todos os pontos turísticos e balneários de Calçoene. "Acreditamos que o turismo sustentável é uma importante alavanca para o desenvolvimento econômico da cidade, e para isso é essencial oferecer infraestrutura adequada e garantir a preservação dos nossos tesouros culturais", afirmou o secretário.

Além da limpeza e roçagem, a Prefeitura também está investindo em sinalização, acesso e estruturação dos sítios arqueológicos para melhor receber os turistas interessados na história e cultura da região. A gestão pública busca incentivar o turismo responsável, que valorize a herança cultural e a preservação do meio ambiente.

 

Sítio Arqueológico de Calçoene, localizado no estado do Amapá, Brasil:

O Sítio Arqueológico de Calçoene é conhecido por abrigar o Complexo Megalítico de Calçoene, que consiste em estruturas de pedra em forma de círculos, elipses e retângulos, além de menires (pedras eretas) de grandes dimensões. Essas estruturas megalíticas são únicas na região norte do Brasil e têm despertado o interesse de arqueólogos e pesquisadores.

Entre as principais características do Sítio Arqueológico de Calçoene estão as inscrições rupestres presentes nas rochas do local. Essas pinturas rupestres possuem um valor histórico significativo, pois revelam aspectos da cultura e do modo de vida das antigas populações que habitaram a região.

Acredita-se que essas estruturas e inscrições rupestres tenham sido criadas por povos pré-colombianos que viveram na área há milhares de anos. No entanto, as origens precisas e o significado das construções ainda são objeto de pesquisas e estudos arqueológicos em curso.


Veja fotos







O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos