Eleições 2024: forcas de Segurança do Amapá reforçam apoio ao TRE com Centro Integrado de Comando e Controle
Além dos mais de 1,2 mil agentes em todos os municípios, Centro dará resposta rápida a possíveis ocorrências.
O Governo do Amapá garantiu mais de 1,2 mil agentes de segurança pública para atuarem nas Eleições 2024, com o objetivo de dar total apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) na segurança e tranquilidade dos eleitores, e dos profissionais que atuarão durante o pleito, que acontece neste domingo, 6. Além disso, foi montado o Centro Integrado de Comando e Controle dentro do Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), reunindo representantes de várias instituições.
"O Governo do Estado nos garantiu todo o efetivo necessário. Tanto é verdade que o Amapá foi um dos poucos estados do Brasil que não pediu reforço das forças armadas.E nós entendemos que isso é importante porque não deixa de ser uma demonstração de qualidade do Estado. Temos convicção de que a nossa Secretaria de Segurança nos dará o respaldo necessário para que a eleição aconteça da forma mais tranquila possível", destacou o desembargador Carmo Antônio de Souza, presidente em exercício do TRE-AP.
Centro de Comando e Controle
Além do trabalho preventivo e ostensivo que será realizado pelos agentes públicos, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), juntamente com o Governo do Estado e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, estarão, desde as primeiras horas da manhã de domingo, atuando no Ciodes, onde funcionará o Centro Integrado de Comando Controle. O gabinete de situação vai monitorar possíveis ocorrências durante o período de votação.
"A partir das 6 horas da manhã, estaremos concentrados no Centro Integrado de Comando e Controle, onde, além das agências de segurança pública, várias outras instituições estarão atuando, trabalhando em único local, inclusive representantes do TRE e de diversos outros órgãos, como a segurança municipal, com a Guarda Municipal e instituições federais. Destacamos a importância dessa integração que vai garantir, mais uma vez a lisura e a tranquilidade das eleições", garantiu José Neto, secretário de Segurança Pública.
Integram o Centro Integrado para as eleições, representantes:
- Sejusp;
- Polícia Militar;
- Polícia Civil;
- Polícia Científica;
- Polícia Federal;
- Polícia Rodoviária Federal;
- Corpo de Bombeiros;
- Capitania dos Portos;
- Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Secretaria de Estado de Transportes (Setrap);
- Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac);
- Guarda Civil Municipal;
- Grupo Equatorial.
Por Marcelle Corrêa